Ataques em Gaza deixam 20 mortos e Hamas cobra intervenção dos EUA após violações

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Ataques aéreos israelenses na Faixa de Gaza deixaram pelo menos 20 mortos e mais de 80 feridos neste sábado, 22, de acordo com autoridades de saúde locais. Testemunhas e paramédicos relataram que as ações militares atingiram um veículo no bairro de Rimal, além de residências em Deir Al-Balah e no campo de refugiados de Nuseirat.

O Hamas, em resposta aos ataques, emitiu um comunicado pedindo uma intervenção urgente dos mediadores e pressionou os Estados Unidos para que garantam o cumprimento do acordo de cessar-fogo. O grupo palestino afirmou que as “violações sistemáticas” por parte de Israel resultaram na morte de centenas de pessoas e alteraram as linhas de retirada sem?anhos pré-aprovados.

As Forças Armadas de Israel justificaram os ataques afirmando que um homem armado utilizou uma rota humanitária para acessar território sob seu controle, caracterizando isso como uma violação do acordo. O gabinete do primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, solicitou aos mediadores que insistam para que o Hamas cumpra sua parte no acordo, devolvendo reféns mortos e completando o processo de desarmamento.

Por sua vez, um representante do Hamas negou as acusações e as classificou como uma “desculpa para matar”. O grupo rejeitou tentativas do governo israelense de estabelecer resultados que vão contra o pacto e pediu aos EUA que honrem seus compromissos para evitar que o acordo seja comprometido.

Desde o início do cessar-fogo em 10 de outubro, a região já enfrentou dois anos de conflito. As trocas de acusações sobre o descumprimento da trégua têm sido frequentes nas últimas seis semanas, colocando em risco a estabilidade do acordo que permitiu o retorno de palestinos a áreas de Gaza.

O que você pensa sobre essa situação? Deixe sua opinião nos comentários e vamos conversar sobre os desdobramentos desse caso tão impactante.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Morre aos 86 anos Claudette Colvin, pioneira do movimento pelos direitos civis nos Estados Unidos

Morre Claudette Colvin, pioneira do movimento pelos direitos civis nos EUA Claudette Colvin, ativista afro-americana e pioneira do movimento pelos direitos civis, morreu aos...

Trump diz a manifestantes do Irã que ‘ajuda está a caminho’

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira que a ajuda aos manifestantes do Irã está a caminho, divulgada em sua...

BBC vai pedir à Justiça dos EUA que rejeite o processo de difamação movido por Trump

A BBC vai pedir à Justiça dos EUA que rejeite o processo de difamação movido por Donald Trump, que busca US$ 10 bilhões...