Deputado propõe que pãozinho delícia se torne Patrimônio Imaterial da Bahia: “Iguaria genuinamente baiana”

Publicado:

O famoso “pãozinho delícia” da Bahia pode ganhar um reconhecimento especial. O deputado Paulo Câmara, do PSDB, protocolou um Projeto de Lei na Assembleia Legislativa da Bahia, na última quarta-feira (19), para que essa iguaria se torne Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado.

Na sua justificativa, Paulo Câmara destaca a origem do pãozinho, criado pela chef baiana Elíbia Portela, que tem 75 anos. Segundo ele, o pãozinho já é considerado um patrimônio, mesmo sem a oficialização. O deputado descreve o alimento como uma “iguaria genuinamente baiana” e conta que sua origem é curiosa. Elíbia Portela, em sua infância, desenvolveu a receita de forma acidental, que foi aprimorada ao longo do tempo com a adição de queijo e requeijão, tornando-se um clássico em festas na Bahia.

“O pãozinho delícia é agora um símbolo da culinária baiana, famoso por sua massa macia, tradicionalmente recheado com queijo coalho cremoso e presunto, entre outras variações”, afirmou Paulo Câmara.

Para quem quer experimentar, aqui está a receita clássica do pãozinho delícia:

  • 2 colheres (sopa) de fermento biológico em pó
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 caixa de creme de leite (200ml)
  • 200ml de leite morno
  • 1 ½ xícaras (chá) de batata cozida em cubinhos
  • 1 xícara (chá) de leite morno
  • 100g de margarina
  • 5 unidades de gema de ovo
  • 1 colher (sobremesa) de sal
  • 1100g de farinha de trigo

**Modo de fazer**:

Bata os quatro primeiros ingredientes no liquidificador por um minuto. Transfira para uma tigela, cubra e deixe descansar por 15 minutos em local abafado. Depois, bata a batata, 1 xícara de leite morno, a margarina, as gemas e o sal no liquidificador. Quando os 15 minutos terminarem, misture as duas preparações e, aos poucos, acrescente a farinha de trigo, mexendo até obter uma massa elástica.

Sove bem a massa até que surjam bolhas. Cubra com um pano seco e deixe descansar por 30 minutos. Modele os pãezinhos com as mãos untadas de manteiga, coloque em tabuleiros untados com óleo e enfarinhados, e reserve por mais 30 minutos. Asse a 200-220 graus e, ao retirar do forno, pincele com manteiga e polvilhe queijo parmesão ralado.

E aí, você já experimentou o pãozinho delícia? Compartilhe suas experiências ou conte como você faz o seu! Adoramos ouvir suas histórias!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jerônimo diz apoiar “grau” de moto e indica incentivo a eventos com construção de pistas na Bahia

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou que o governo da Bahia está pronto para apoiar o “grau de moto”. Ele planeja investimentos na...

Receita do Vale do São Francisco vence Concurso da Moqueca 2025

A receita Nossa Divina Moqueca, do restaurante Nossa Casa Frutos do Mar, localizado em Juazeiro, na zona turística do Vale do São Francisco,...

Jerônimo encaminha criação do Código de Ética da PM e dos Bombeiros e atualiza transgressões disciplinares; veja detalhes

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) enviou à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) um Projeto de Lei para criar o Código de Ética e...