MPF pede fechamento imediato de memorial a ex-ditador Ernesto Geisel no Rio Grande do Sul

Publicado:

O Ministério Público Federal (MPF) solicitou na última sexta-feira a desativação imediata de um memorial recém-inaugurado em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. O espaço homenageia o ex-presidente da ditadura, Ernesto Geisel, e foi inaugurado na quinta-feira anterior.

Os procuradores Enrico Rodrigues de Freitas e Fabiano de Moraes deram um prazo de cinco dias para que a Universidade de Caxias do Sul (UCS) atenda à solicitação. Além disso, o MPF pediu que a universidade evite criar ou manter outros memoriais que celebrem agentes responsáveis por violações de direitos humanos, conforme apontado pelo Relatório da Comissão Nacional da Verdade.

No ofício enviado à UCS, o MPF destacou várias violações aos direitos humanos durante o governo Geisel, que durou de 1974 a 1979. Casos como os assassinatos do jornalista Vladimir Herzog e do operário Manuel Fiel Filho, ocorridos nas dependências do DOI-CODI, foram mencionados. Em 1974, apenas nesse ano, foram registrados 54 desaparecimentos políticos.

O memorial, situado na cidade natal de Geisel, tem como foco o desenvolvimento de programas científicos do governo militar, como o Pró-Álcool e o Programa Nuclear Brasileiro. Contudo, a solicitação do MPF se fundamenta em precedentes legais e nas investigações da Comissão Nacional da Verdade, que atribuem a Geisel a responsabilidade pelas violações de direitos humanos, questionando a legitimidade de homenagens a figuras do regime militar em instituições públicas.

O que você pensa sobre essa situação? Compartilhe sua opinião nos comentários e vamos conversar sobre o impacto dessa decisão na memória histórica do Brasil.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CEO do Banco Master reservou suíte presidencial de R$ 524 mil em Dubai antes de ser preso pela PF, alega defesa

O banqueiro Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master, fez uma reserva na suíte presidencial do Four Seasons Resort Dubai at Jumeirah Beach. A...

Bolsonaro, Torres e Ramagem não apresentam novos recursos ao STF

As defesas de Jair Bolsonaro, Alexandre Ramagem e Anderson Torres não recorreram da decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), que...

Polícia Civil prende homem por receptação de bicicleta furtada em Caravelas

Publicado: 24 Novembro 2025 Na tarde desta segunda-feira (24), Kelton Pereira Rocha, de 31...