Operação desmonta esquema de fraudes fundiárias e lavagem de dinheiro na Bahia; sete são presos

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Uma operação realizada nesta quarta-feira (26) em Feira de Santana e cidades próximas resultou na prisão de sete pessoas, acusadas de fraudes fundiárias, fabricação de documentos falsos e lavagem de dinheiro. A ação, chamada de Sinete, foi autorizada pela Justiça e abrangeu 47 mandados de busca e apreensão, além de oito prisões temporárias.

Até as 9h20 do dia da operação, as autoridades já haviam cumprido parte dos mandados. Durante a ação, foram apreendidos 12 carros, duas motos, dinheiro em espécie, joias e diversos documentos ligados ao esquema. A Justiça também determinou o bloqueio de até R$ 6 milhões por CPF e R$ 60 milhões por CNPJ dos envolvidos, além do sequestro de bens.

As investigações, conduzidas pelo Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco), revelaram uma rede que incluía servidores de cartórios, empresários, advogados, corretores de imóveis e agentes de segurança pública. O grupo falsificava documentos públicos e judiciais para se apropriar ilegalmente de propriedades, com relatos de coação, violência e porte irregular de armas.

A apuração teve início a partir de interceptações telefônicas autorizadas pela Justiça, análises financeiras e diligências de campo. Com as informações coletadas, foi possível afastar cautelarmente servidores públicos suspeitos de participar do esquema.

Esta operação contou com o apoio da Força Correcional Especial Integrada (Force) e das corregedorias da Polícia Militar e da Polícia Civil da Bahia, assim como da Corregedoria-Geral de Justiça do Tribunal de Justiça da Bahia. As investigações seguem em andamento, com o objetivo de identificar novos suspeitos e encontrar o oitavo alvo que ainda não foi localizado.

O que você acha dessa operação? Comente abaixo e compartilhe sua opinião sobre o impacto dessas ações no combate à corrupção e às fraudes na nossa região.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Investigação federal apura obras de posto de combustível em área sensível em Ilhéus

A implantação de um posto de abastecimento de aeronaves no Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus, sul da Bahia, tornou-se alvo de uma investigação...

TJ-BA instala Centros de Resolução de Conflitos em Piripá e Itanhém

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) instalou dois Centros Judiciários de Solução Consensual de Conflitos (Cejusc). Os Decretos Judiciários nº 36 e...

Ministério Público Federal instaura inquérito civil com base em provas da Operação Strike na Bahia

Resumo: o Ministério Público Federal (MPF) na Bahia transformou uma notícia de fato em inquérito civil público, com base na investigação da “Operação...