Comissão da Câmara aprova projeto de cortes em benefícios tributários

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Em uma votação rápida, a Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira (26 de novembro), o projeto de lei complementar nº 182 de 2025. O texto estabelece um corte de 10% em benefícios tributários para 2026.

O relator, Mauro Benevides (PDT-CE), informou que a proposta deverá ser integrada ao PLP 128 de 2025, já aguardando votação no plenário.

Estendido pelo deputado federal José Guimarães (PT-CE), os cortes afetarão os seguintes tributos:

  • PIS/Pasep e PIS/Pasep-Importação
  • Cofins e Cofins-Importação
  • IRPJ e CSLL
  • Contribuição Previdenciária
  • Imposto de Importação (II)
  • Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)

Além disso, o projeto proíbe o governo federal de conceder novos incentivos financeiros e de prorrogar os já existentes, a não ser que sejam compensados por outros benefícios equivalentes.

Arrecadação

A expectativa é de que o PLP gere uma receita de R$ 19,76 bilhões em 2026. Esse valor já foi incluído no projeto orçamentário para o ano que vem, que precisa ser aprovado pelo Congresso.

O relator destacou que a previsão para 2026 aparece sem menção a anos posteriores, e que não há uma metodologia clara de cálculo por benefício. O texto não aborda a necessidade de um período de adaptação antes das novas regras entrarem em vigor.

O que você acha dessas mudanças em benefícios tributários? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Policial preso por “traição à pátria” morre sob custódia da Venezuela

Um policial venezuelano, Edison José Torres Fernández, de 52 anos, morreu neste sábado (10/01) sob custódia do governo, após ter sido detido em...

Polícia recupera duas motocicletas furtadas em Mirantes de Periperi, em Salvador

Duas motocicletas furtadas foram recuperadas na tarde deste sábado (10) pelo Batalhão de Policiamento Tático (BPT) – BTS, no bairro Mirantes de Periperi,...

Eliza Samudio: homem explica por que não entregou passaporte à polícia

Passaporte de Eliza Samudio encontrado em Portugal: quem encontrou, por que procurou a imprensa e o contexto do caso Um homem que encontrou o...