CCJ do Senado aprova proposta que proíbe transações imobiliárias com dinheiro em espécie

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (26), um projeto que proíbe o uso de dinheiro em espécie em transações imobiliárias, como a compra e venda de imóveis. Com a aprovação unânime, a proposta seguirá para uma nova rodada de votação na Comissão antes de ser avaliada pela Câmara dos Deputados ou diretamente no plenário do Senado.

O projeto, de autoria do senador Flávio Arns (PSB-PR), obriga o Conselho Monetário Nacional (CMN) a estabelecer limites para operações de “dinheiro vivo” intermediadas por bancos e instituições financeiras. Essa mudança tem como objetivo determinar um teto para o uso da moeda física em transações.

De acordo com informações do g1, a intenção do texto é combater a lavagem de dinheiro e a sonegação fiscal. Vale ressaltar que o texto aprovou não fixa os limites para transações financeiras em dinheiro, deixando essa definição a cargo do CMN. Os novos tetos deverão ser discutidos com o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), responsável pelo monitoramento de atividades suspeitas e pela prevenção à lavagem de dinheiro.

O relator do projeto destacou que modelos semelhantes já são adotados em países como Estados Unidos, Canadá e Austrália.

Além disso, a proposta estipula um limite para a utilização de “dinheiro vivo” no pagamento de boletos e cheques. Se o valor dessas transações ultrapassar os limites estabelecidos, os pagamentos deverão ser realizados por meios eletrônicos. Essa regra se aplica a todos os clientes de bancos e instituições financeiras regulamentadas pelo Banco Central.

Para que a proposta se torne lei, além da aprovação na Câmara, ela precisará ser sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O que você pensa sobre essa nova proposta? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia recupera notebook, perfumes e outros itens furtados em Teixeira; autor vai responder em liberdade

Teixeira de Freitas - Um homem foi conduzido à Delegacia na tarde desta quarta-feira (14/01) suspeito de furto ocorrido no dia anterior. A...

Operação Mirakel: além de influenciadora, mais quatro são presos em nova fase em Salvador

Operação Mirakel entra na segunda fase e foi deflagrada na manhã desta quarta-feira, 14, em Salvador, pelas forças estaduais de Segurança Pública da...

Gafisa, Ambipar e Light: os negócios “compartilhados” por Vorcaro e Tanure

Nesta quarta-feira (14/1), o banqueiro Daniel Vorcaro e o empresário Nelson Tanure apareceram lado a lado pela primeira vez na Polícia Federal (PF),...