Trump diz que ataques por terra na Venezuela podem ocorrer “em breve”

Publicado:

Andrew Harnik/Getty Images

Imagem de Donald Trump
Imagem colorida de Donald Trump – Foto: Andrew Harnik/Getty Images

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta quinta-feira que ataques terrestres contra a Venezuela estão previstos para ocorrer “em breve”. Ele explicou que o foco dessas operações será nos cartéis de drogas ativos no país sob a liderança de Nicolás Maduro.

“Começaremos a detê-los [cartéis de drogas da Venezuela] também por terra. O terreno é mais fácil, e isso vai começar muito em breve”, afirmou Trump durante um evento com militares.

No final de outubro, Trump já havia comentado sobre ações terrestres na América Latina para combater grupos envolvidos no tráfico internacional de drogas. Após suas declarações, o Pentágono anunciou a operação militar “Lança do Sul”, que visa intensificar os esforços norte-americanos contra os cartéis.

Nos últimos meses, a América Latina tem se tornado alvo de uma investida militar dos EUA, que afirma combater o contrabando de drogas na região. Até agora, pelo menos 22 embarcações foram bombardadas pelas forças norte-americanas, mas não foram apresentados evidências concretas ligando os barcos ao tráfico.

Cartel de Los Soles

A Venezuela e seu presidente, Nicolás Maduro, estão no centro dessa ofensiva americana, já que Trump o acusa de liderar o cartel de Los Soles. Recentemente, esse grupo foi classificado como organização terrorista internacional pela administração Trump.

Com essa classificação, os EUA ampliaram a possibilidade de realizar operações militares em outros países, justificando como defesa dos interesses norte-americanos e combate ao tráfico internacional.

Maduro, por sua vez, caracteriza as ações de Trump e a suposta guerra contra o “narcoterrorismo” como uma cortina de fumaça para encobrir uma possível interferência dos EUA na Venezuela.

O que você pensa sobre as declarações de Trump e a situação na Venezuela? Deixe sua opinião nos comentários e vamos conversar sobre isso.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ex-comandante, coronéis e major: por que oficiais estão na mira do STF

A cúpula da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), composta por sete militares, enfrenta um julgamento no Supremo Tribunal...

Agenda cultural: fim de semana em SP tem Caetano, exposições e teatro

O final de semana em São Paulo promete uma programação cultural variada. Entre os destaques, o show de Caetano Veloso que atrai amantes...

Ataques de abelhas disparam no DF; na Asa Sul, 3 pessoas ficam feridas

Recentemente, o número de acidentes com abelhas no Distrito Federal subiu de forma alarmante. Na última quinta-feira, 27 de novembro, um enxame atacou...