As razões confessáveis (e inconfessáveis) para Alcolumbre ir à guerra

Publicado:

Uma frase memorável do deputado Ulysses Guimarães resume bem a política: “Na política, até raiva é uma coisa ensaiada.” Essa observação se torna ainda mais relevante se considerarmos o estado atual do Congresso e suas dinâmicas de poder.

Desde a redemocratização, a qualidade do Congresso vem se deteriorando, coincidentemente à medida que seus poderes aumentam. O Legislativo se aproveitou da fragilidade de um presidente que tomou posse de maneira inesperada para conquistar uma parte significativa do orçamento público. Agora, com um presidente mais resistente, os conflitos se intensificam.

Atualmente, está em pauta a escolha do novo ministro do Supremo Tribunal Federal, após a aposentadoria de Luís Roberto Barroso. A Constituição designa essa responsabilidade ao presidente da República, mas cabe ao Senado revisar e aprovar o nome indicado.

David Alcolumbre, presidente do Senado, está fazendo tudo para vetar Jorge Messias, indicado por Lula, numa sessão marcada para 10 de dezembro. Alcolumbre justifica sua resistência dizendo que Rodrigo Pacheco, ex-presidente do Senado, seria uma escolha melhor e que Lula não o consultou adequadamente. Mas suas razões podem ser apenas a ponta do iceberg.

Em essência, Alcolumbre está insatisfeito com atrasos no repasse de emendas e almeja mais cargos no governo. Essa raiva parece mais uma estratégia para barganhar do que um descontentamento genuíno. Lula está ciente disso e sabe como lidar com a situação, agindo no momento apropriado.

Temas como esses normalmente ganham destaque quando o Congresso entra de recesso. No entanto, este ano, as discussões começaram antes do esperado, sinalizando um clima tenso nas relações entre o governo e o Legislativo.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Eduardo Bolsonaro atinge 50 faltas e PT pressiona por perda de mandato

Eduardo Bolsonaro (PL-SP) chega a 50 faltas em sessões da Câmara dos Deputados, o que reacende a pressão de adversários políticos pela perda...

Brasileirão: Cruzeiro pode ultrapassar Palmeiras e virar vice-líder

Neste sábado, o Campeonato Brasileiro terá um jogo importante. O Ceará recebe o Cruzeiro na Arena Castelão às 21h, em partida válida pela...

Patins estão proibidos? Entenda polêmica sobre marquise do Ibirapuera

A Marquise do Parque Ibirapuera está fechada para reforma, mas o futuro do espaço gera controvérsias. A Prefeitura de São Paulo já começou...