Entidades médicas pedem suspensão de Ozempic, Wegovy e Mounjaro manipulados um dia após operação da PF

Publicado:

Entidades médicas uniram forças e enviaram uma carta aberta à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) pedindo a suspensão cautelar da fabricação, comercialização, distribuição e prescrição de versões manipuladas e injetáveis de medicamentos da classe GLP-1, como Ozempic, Wegovy e Mounjaro.

O apelo foi formalizado na última sexta-feira (28) e destaca os riscos à saúde associados ao uso desses medicamentos manipulados.

A solicitação surgiu logo após a Polícia Federal apreender diversos itens de luxo em uma ação contra um grupo que produzia e vendia de forma clandestina remédios injetáveis para emagrecimento. O médico baiano Gabriel Almeida foi um dos alvos da operação.

Na carta, as entidades ressaltam vários pontos importantes sobre o tema:

  • Risco sanitário iminente devido à produção irregular, falta de controle de qualidade e comercialização clandestina.
  • Provas concretas da circulação em larga escala desses produtos, que podem causar danos sérios à saúde.
  • Constatações feitas pela polícia e pela vigilância sanitária mostram a existência de um esquema organizado de fabricação e venda ilegal.
  • Documentação técnica indica que esse mercado opera de maneira recorrente, organizada e sem respaldo regulatório.

A carta observa que as versões manipuladas de Ozempic, Wegovy e Mounjaro não têm registro sanitário apropriado, não comprovam equivalência farmacêutica e carecem de controle de pureza, potência, esterilidade ou estabilidade. Além disso, podem estar utilizando insumos de origem duvidosa.

O documento foi assinado por importantes entidades, como a SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia), a Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica), a SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes), a Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) e a AMB (Associação Médica Brasileira).

Esse pedido levanta questões sérias sobre a segurança e a regulamentação dos medicamentos disponíveis. E você, o que pensa sobre a manipulação de medicamentos para emagrecimento? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dias Toffoli assume como relator do caso Vorcaro, dono do Banco Master investigado por fraude

O ministro Dias Toffoli foi indicado como relator do caso de Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, que chegou ao Supremo Tribunal Federal...

Presidente da CCJ diverge de Moraes sobre perda do mandato de Ramagem

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto Paulo Azi, presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, afirmou que a Casa deve ter a palavra final...

Cinco policiais militares são presos no Rio por crimes em megaoperação contra o CV

Cinco policiais militares do Batalhão de Choque do Rio de Janeiro foram presos nesta sexta-feira, 28, por crimes relacionados à Operação Contenção, realizada...