A reta final do Campeonato Brasileiro está gerando grande expectativa e tensão. Enquanto o Flamengo se aproxima do título, a luta contra o rebaixamento envolve pelo menos cinco clubes, que batalham para continuar na elite do futebol nacional.
Atualmente, o Flamengo é líder isolado e só precisa de um empate contra o Ceará, que joga nesta quarta-feira (3) no Maracanã, para garantir a taça. Há apenas três dias, o time levantou o troféu da Libertadores, consagrando-se tetracampeão continental. O Palmeiras, em segundo lugar, está cinco pontos atrás e ainda tem chances, mas precisa vencer os últimos dois jogos e torcer por derrotas do Flamengo. O Cruzeiro, que ocupa a terceira posição, perdeu suas oportunidades ao empatar recentemente contra o Ceará.
O Mirassol segue na quarta colocação, mesmo após uma derrota para o Vitória. O Botafogo (5º), Fluminense (6º) e Bahia (7º), todos já garantidos na Libertadores, disputam a última vaga direta na fase de grupos.
Na parte intermediária da tabela, São Paulo (8º), Corinthians (9º), Grêmio (10º), Vasco (11º), Bragantino (12º) e Atlético-MG (13º) se alternam entre bons e maus resultados, mas dificilmente correm risco de rebaixamento. Neste cenário, todos estariam classificados para a Copa Sul-Americana.
Já a parte inferior da tabela traz uma tensão intensa. O Ceará (14º, com 43 pontos), Vitória (15º, 42), Santos (16º, 41), Internacional (17º, 41) e Fortaleza (18º, 40) chegam às últimas rodadas ameaçados, com combinações de resultados que podem mudar a situação no Z-4.
- O Vitória pode garantir a permanência nesta rodada se vencer o Bragantino e o Fortaleza e o Internacional forem derrotados.
- O Santos pode rebaixar o Fortaleza caso vença o Sport e o Tricolor não consiga vencer o Corinthians.
- O Internacional, se vencer, pode ultrapassar Santos, Vitória e Ceará, desde que estes times tenham resultados ruins.
- O Fortaleza depende de uma vitória e de derrotas diretas dos concorrentes para evitar o rebaixamento.
Continue acompanhando os resultados e a classificação da rodada 36 do Brasileirão, com dados fornecidos pela Data Factory, parceira do Bahia Notícias.
E você, o que acha das disputas que estão se formando nesta reta final do campeonato? Comente e compartilhe suas opiniões!

Facebook Comments