Única plataforma de lançamento da Rússia foi danificada e pode impedir missões espaciais

Publicado:

A plataforma do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, foi danificada durante o lançamento da nave Soyuz para a Estação Espacial Internacional na última semana. A Roscosmos, agência espacial russa, divulgou um vídeo mostrando os danos no local.

Esse cosmódromo é a principal base de lançamento da Rússia. A extensão dos danos ainda está sendo avaliada pela agência. Durante o lançamento, a nave Soyuz transportou o astronauta da NASA, Chris Williams, e os cosmonautas Sergey Kud-Sverchkov e Sergei Mikaev da Roscosmos.

baikonur 2
Parte da plataforma ficou carbonizada após o lançamento (Imagem: Roscosmos/Captura de tela)

Danos registrados na plataforma após o lançamento

O lançamento ocorreu na última quinta-feira (27) e, apesar de ter sido bem-sucedido, causou danos significativos na plataforma. Imagens mostram que parte da estrutura desabou. Segundo o Business Insider, isso pode ter sido ocasionado pelo acionamento dos motores auxiliares da Soyuz, que deslocaram o compartimento de serviço embaixo da plataforma.

O vídeo divulgado pela Roscosmos revela destroços no local, o que pode indicar uma explosão ou outros danos estruturais. Uma imagem aérea também mostra a área carbonizada.

Embora a Roscosmos tenha confirmado os danos, não especificou a severidade. A mídia estatal russa afirmou que a “condição do complexo está sendo avaliada. Temos todos os componentes necessários para a restauração, e os danos serão reparados em breve”.

Soyuz MS-28 spacecraft carrying NASA astronaut and two Roscosmos cosmonauts BLASTS OFF from the Baikonur Cosmodrome to the ISS pic.twitter.com/q45LVeP0v1

— RT (@RT_com) November 27, 2025

A única plataforma de lançamento da Rússia

O complexo de Baikonur, alugado pela Rússia, tem apenas uma plataforma em funcionamento para lançamentos. O Site 36/1, construído na década de 1960, é a única ativa. Embora existisse uma outra, o Site 1, que foi usada para enviar Yuri Gagarin ao espaço, ela foi desativada para missões espaciais em 2019.

A Roscosmos está trabalhando na reparação dos danos, mas ainda não há data para conclusão. Como resultado, a Rússia pode precisar suspender seus lançamentos até que os reparos sejam finalizados.

soyuz MS28 tripulao
A tripulação da Soyuz MS-28, composta por Chris Williams, da NASA, e os cosmonautas Sergey Kud-Sverchkov e Sergei Mikaev (Crédito: Bill Ingalls/NASA)

Missão bem-sucedida na ISS

  • A missão Soyuz MS-28 decolou às 6h27 (horário de Brasília) de Baikonur, acoplando ao módulo Rassvet na ISS por volta das 9h30;
  • O trio foi recebido pelos ocupantes da ISS com um almoço especial em celebração ao Dia de Ação de Graças;
  • Durante 242 dias, eles realizarão experimentos científicos e manutenção essencial no laboratório orbital.

O que você acha dos desafios enfrentados pela Rússia em seus lançamentos espaciais? Comente abaixo e compartilhe sua opinião!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Google que se cuide! Flux.2 chega para peitar Nano Banana Pro

Se você já teve dificuldades em diferenciar uma imagem real de outra gerada por inteligência artificial, prepare-se para uma nova complicação. A...

Como usar o MAI?Image?1 para criar imagens pelo Bing Creator da Microsoft

A Microsoft lançou recentemente o MAI-Image-1, seu primeiro gerador de imagens desenvolvido internamente. Esse lançamento marca um passo importante na estratégia da empresa...

O que são First, Second e Third Party na indústria dos games?

A indústria dos games opera com diferentes modelos de produção e parceria, que moldam como os jogos são desenvolvidos, financiados e distribuídos. Nesses...