Capacitação fortalece práticas de educação inclusiva com equipes das Salas de Recursos e do CREI

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A Prefeitura de Teixeira de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu uma formação para as professoras das Salas de Recursos Multifuncionais e profissionais do Centro de Referência em Educação Inclusiva. O evento, realizado na quarta-feira (12/11), teve como tema “Fortalecendo práticas Inclusivas: apropriação do Parecer 50/2024 e do Decreto 12.686/2025”.

O objetivo foi estudar e analisar as orientações do Parecer 50/2024 e do Decreto 12.686/2025, documentos importantes para o fortalecimento da Educação Especial na rede de ensino municipal.

A formação foi conduzida pela Dra. Nayane Santos Moreira Braun, que trouxe sua experiência como advogada e professora. Durante o encontro, ela promoveu um diálogo construtivo, esclarecendo dúvidas e aprofundando os pontos principais da legislação.

Exemplos práticos de situações nas escolas foram discutidos, permitindo que os profissionais refletissem sobre suas práticas diárias. Essa interação fortaleceu a integração entre eles e ampliou a compreensão das diretrizes atuais da Educação Especial.

Essa iniciativa reafirma o compromisso da Prefeitura com a formação continuada e com a preparação dos profissionais para aplicar eticamente as normativas vigentes. A rede escolar se dedica a promover uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade para todos os alunos, especialmente os que fazem parte do público-alvo da Educação Especial.

Aspectos importantes sobre o Parecer 50/2024 e o Decreto 12.686/2025:

  1. Diretrizes atualizadas da Educação Especial – Os documentos reforçam orientações para garantir um atendimento pedagógico adequado aos estudantes da Educação Especial.
  2. Critérios para organização das Salas de Recursos Multifuncionais – O Parecer 50/2024 fornece detalhes sobre a estrutura e funcionamento dessas salas.
  3. Fluxos e registro das ações pedagógicas – O Decreto 12.686/2025 apresenta parâmetros para acompanhar e documentar as práticas realizadas.
  4. Promoção da inclusão e equidade – As normativas garantem acessibilidade e valorizam as singularidades dos estudantes.
  5. Alinhamento entre legislação e prática escolar – Ambos os documentos orientam sobre como transformar a legislação em ações pedagógicas concretas.
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