O PL de São Paulo está em busca de candidatos fortes para as eleições de 2026, após a saída de seus principais puxadores de votos nas últimas eleições. Um dos nomes que chamou a atenção da legenda é o apresentador Sikêra Júnior.
Sikêra, natural de Pernambuco, ganhou notoriedade como apresentador de um programa policialesco em Manaus e se destacou como defensor do ex-presidente Jair Bolsonaro durante a pandemia. As negociações com o PL estão em andamento, mas podem ser complicadas, pois ele também está conversando com outra emissora. Atualmente, ele apresenta o programa popular “Alerta” na TV A Crítica, do Amazonas.
Esse não é o primeiro partido a se interessar por Sikêra. O União Brasil também o sondou anteriormente para uma possível candidatura ao Governo do Amazonas, mas as conversas não avançaram.
Enquanto isso, o PL precisa se reorganizar para 2026. Veja como está a situação:
- A sigla não terá os principais puxadores de votos do último pleito.
- A deputada Carla Zambelli, que foi a mais votada em 2022 com 946 mil votos, está presa na Itália e deve perder seu mandato.
- Eduardo Bolsonaro, o segundo mais bem votado com 742 mil votos, reside nos Estados Unidos e enfrenta processos no STF, podendo buscar uma candidatura ao Senado ou até à Presidência.
- Ricardo Salles e Guilherme Derrite, outros campeões de voto, deixaram o PL e se filiaram a outras legendas.
- Com essa reestruturação, o partido busca nomes que possam atrair votos na próxima eleição. Entre as opções estão os vereadores Lucas Pavanato e Zoe Martinez, além de Renato Bolsonaro, irmão de Jair Bolsonaro.
Com Zambelli e Eduardo, o PL conta atualmente com 18 deputados federais de São Paulo. Nas eleições de 2022, a sigla conquistou 5,1 milhões de votos para a Câmara dos Deputados, correspondendo a 21,6% dos votos.
Com quase metade dos votos oriundos dos quatro candidatos mais votados, a situação exigirá estratégias novas, já que esses candidatos não estarão na próxima corrida eleitoral.

Facebook Comments