Evento do Governo do Estado movimenta o Parque do Abaeté para fortalecer o equipamento como atrativo turístico de Salvador

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Evento do Governo do Estado movimenta o Parque do Abaeté para fortalecer o equipamento como atrativo turístico de Salvador Foto Tatiana Azeviche Ascom SeturBA

As apresentações do bloco afro Malê Debalê, do grupo As Ganhadeiras de Itapuã e da Companhia Folclórica Odara animaram o Parque Metropolitano do Abaeté, em Salvador, no último domingo (30). O evento Viver o Abaeté – Encanto e Memória reuniu autoridades, representantes do trade turístico e moradores de comunidades da região. A iniciativa foi do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), com o apoio das pastas do Meio Ambiente (Sema) e de Cultura (Secult) e do Inema. Os secretários estaduais Maurício Bacelar (Setur-BA) e Afonso Florence (Casa Civil) e o diretor-geral do Inema, Eduardo Topázio, estiveram presentes.

 

Segundo Bacelar, o evento foi criado para fortalecer o parque como um dos principais atrativos da capital baiana. “A Lagoa do Abaeté e suas tradições precisam ser valorizadas. Trouxemos o trade turístico para reforçar a necessidade de ter essa área no roteiro dos turistas que desembarcam em Salvador, visando aumentar o tempo de permanência deles na cidade e, consequentemente, gerar mais emprego e renda para os baianos”, ressaltou. No intervalo das apresentações, a Setur-BA entregou certificados de capacitação turística a 117 funcionários do parque.

 

“Esse é um evento importante, numa área simbólica para Salvador. Quero destacar o grande potencial turístico da região e o trabalho de preservação do meio ambiente e de sustentabilidade, que o Governo do Estado realiza no parque”, completou Topázio.

 

O Viver o Abaeté também ofereceu feira de artesanato do Instituto Crescer, desfile de moda afro e exposição de instrumentos musicais feitos com materiais recicláveis, além da distribuição de acarajé e pipoca.

 

“Estamos aqui com uma joia da nossa cidade. Nesse processo importante de retomada, o governo atua de forma estratégica na requalificação do Abaeté. Além disso, Itapuã tem a segunda maior rede hoteleira da capital. Então, penso que todo esse esforço será benéfico para os moradores da região, para o trade turístico e os visitantes”, pontuou a diretora da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Bahia (Abih-BA), Renata Prosérpio.

 

“Essa ação que acontece no Parque do Abaeté é muito importante, não somente para a comunidade, mas também para o bloco afro Malê Debalê, símbolo da cultura de Itapuã. Com um espaço como esse, e com o Estado abraçando a causa, temos tudo para o crescimento do turismo nessa região de Salvador”, destacou o professor e agitador cultural Billy Arquimimo.

 

 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Criminosos invadem cemitério, disparam contra caixão e incendeiam urna durante sepultamento em Coaraci

Um sepultamento foi marcado por cenas de terror na manhã deste sábado (17), no cemitério municipal de Coaraci, no sul da Bahia. Durante a...

Com gol de Kauê Furquim, Bahia vence Galícia e mantém liderança no Campeonato Baiano

O Bahia bateu o Galícia, na tarde deste sábado (17), na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, e manteve a invencibilidade do Campeonato Baiano...

Volta Redonda x Flamengo: onde assistir ao jogo do Campeonato Carioca

Equipes entram em campo neste sábado (17/1), às 21h30. Duelo será realizado no Estádio Raulino de Oliveira