Davi Alcolumbre cancela sabatina de Jorge Messias e acusa o governo Lula de “grave omissão”

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Em uma decisão surpreendente, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), anunciou que a sabatina do advogado-geral da União, Jorge Messias, não ocorrerá como estava previsto. A sabatina estava agendada para o dia 10 de outubro.

Alcolumbre justificou a suspensão apontando a falta do envio da mensagem oficial pelo governo federal, que formaliza a indicação de Messias pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele alertou que essa ausência poderia acarretar problemas legais.

O senador lamentou a situação: “Após as definições de datas pelo Poder Legislativo, o Senado foi surpreendido pela ausência do envio da mensagem escrita, já publicada no Diário Oficial e amplamente noticiada. Esta omissão, de responsabilidade do Poder Executivo, é grave e sem precedentes”, destacou.

Davi Alcolumbre reforçou sua decisão de cancelar a sabatina devido à “omissão grave” do governo Lula, sem definir uma nova data para a análise da indicação pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado.

A insatisfação de Alcolumbre com a escolha de Jorge Messias para ocupar a vaga deixada pelo ministro Luís Roberto Barroso tem gerado tensão. O Palácio do Planalto havia adiado o envio da mensagem presidencial, parte essencial do protocolo para a sabatina.

Normalmente, essa mensagem é enviada poucos dias após a publicação da indicação no Diário Oficial. O nome de Jorge Messias foi oficializado em 20 de novembro, mas, devido à insatisfação com Alcolumbre, o envio foi postergado.

Com o cancelamento da leitura da mensagem e da sabatina, todo o processo ficará pendente até o retorno das atividades em fevereiro de 2026. Isso proporciona um tempo considerável para que Jorge Messias busque apoio entre os senadores.

O que você acha dessa situação? Deixe sua opinião nos comentários e vamos discutir!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

VÍDEO: Lula toma “bronca” de Janja após falar com mulher durante evento do PT em Salvador

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva dormiu de “couro quente” após ouvir uma bronca da primeira-dama Janja durante o aniversário do PT...

Câmara aprova redução de impostos com impacto de R$ 1,1 bilhão

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (10/02) um projeto para reduzir impostos da indústria química e petroquímica. A renúncia fiscal estimada para...

Morte após intoxicação em piscina: médica detalha sintomas de alerta

Não é possível gerar um resumo fiel sem o texto completo. Com apenas o título fornecido, não consigo capturar todas as informações, dados...