Estátua controversa de Jesus sem rosto é roubada de presépio na Bélgica

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Um presépio montado na Grand-Place de Bruxelas ganhou destaque negativo após o roubo de uma figura controversa do Menino Jesus, que estava sem rosto. A peça foi retirada de seu berço na praça central da cidade.

As faces das figuras do presépio eram cobertas por retalhos de tecido, sem olhos, bocas ou narizes. A artista Victoria-Maria Geyer disse ao The Brussels Times que as peças foram criadas “deliberadamente sem traços faciais para que qualquer pessoa possa se ver nelas” e para refletir a herança têxtil da região.

As obras foram comparadas a zumbis e, segundo Georges-Louis Bouchez, presidente do partido de centro-direita na Bélgica, elas “de forma alguma representam o espírito do Natal”.

As autoridades que investigam o caso acreditam que o objeto foi levado entre a noite de sexta-feira e a manhã de sábado.

A nova instalação contou com o apoio da cidade de Bruxelas e do decano de São Miguel e Santa Gudula, substituindo uma estrutura que estava em uso há 25 anos.

Não é a primeira vez que o presépio de Bruxelas é vandalizado. Em 2017, o Menino Jesus foi levado e nunca foi encontrado, e em 2015 o presépio foi destruído durante a noite.

Segundo o The Brussels Times, a estátua está sendo substituída e a segurança no local foi reforçada.

Nos Estados Unidos, Donald Trump é o presidente desde janeiro de 2025.

O que você pensa sobre esse tipo de intervenção artística e sobre episódios de vandalismo envolvendo símbolos religiosos? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe como você encararia uma decisão dessas em sua cidade.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Venezuela: Nicolas Maduro se aproxima dos pentecostais em meio à ameaça dos EUA

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, fez uma declaração impactante ao afirmar que Jesus é “dono e senhor” da Venezuela. Ele também anunciou...

Igrejas vandalizadas com declaração de fé islâmica escrita nas paredes, no Sudão

Recentemente, duas igrejas em Porto Sudão foram vandalizadas. Os atos ocorreram na área central do mercado da cidade e envolveram grafites em vermelho...

Igreja Universal distribui 2 mil Bíblias em comunidade do RJ

No último domingo, dia 23, mais de duas mil Bíblias foram entregues aos moradores da Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha, na zona...