Após crimes brutais e recorde de casos, PSol quer CPI do Feminicídio

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Getty Images

FOTO COLORIDA - AGRESSÂO
1 de 1 FOTO COLORIDA – AGRESSÂO – Foto: Getty Images

A Bancada Feminista do PSol apresentou oficialmente um requerimento para instaurar uma CPI com o objetivo de investigar o aumento dos feminicídios em São Paulo. A proposta surge após uma sequência de casos chocantes registrados nos últimos dias no estado, que reacenderam o debate sobre violência de gênero e políticas de proteção às mulheres.

Para a sigla, a CPI é necessária para identificar causas, motivações, falhas de políticas públicas e eventuais omissões do estado. O requerimento também cita a lei que transformou o feminicídio em crime autônomo, com pena de 20 a 40 anos, e endureceu o tratamento penal para agressores. Mesmo com a lei, a Bancada Feminista afirma que os números mostram que apenas punição não tem sido suficiente para conter o avanço da violência.

Leia também

No último doming o (30/11), Tainara Souza Santos, de 30 anos, teve as duas pernas amputadas após ser arrastada por um carro por mais de 1 km na Marginal Tietê. Segundo a polícia, o agressor é ex-companheiro dela. Um dia depois, na segunda-feira (1º/12), a zona norte da capital foi palco de mais uma tentativa de feminicídio: um homem invadiu a pastelaria onde a ex-namorada trabalhava e atirou contra a mulher usando duas pistolas. A vítima, de 38 anos, foi baleada ao menos seis vezes. O agressor fugiu.

Recorde histórico de feminicídios em 2025 em São Paulo

De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), a cidade de São Paulo registrou 53 feminicídios entre janeiro e outubro de 2025, o maior número desde o início da série histórica, em 2015. O registro alt o foi alcançado mesmo sem a inclusão dos registros de novembro e dezembro.

No estado como um todo, foram 207 casos de feminicídio no mesmo período. Além das 53 ocorrências na capital, houve 101 registros no interior e 40 na região metropolitana. O total representa um aumento de 8% em rela&cced | a ao ano passado, quando o estado somou 191 feminicídios entre janeiro e outubro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificaç⊙es. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.com

São Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rayane Figliuzzi fala pela 1ª vez após barraco em jantar com Belo

Rayane Figliuzzi se pronunciou pela primeira vez sobre a briga ocorrida em um restaurante de São Paulo envolvendo duas de suas assessoras. O...

Maternidade da UFBA oferece quase 900 vagas para exames, consultas e outros procedimentos

A Maternidade Climério de Oliveira (MCO), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), inicia nesta quarta-feira, 03, o agendamento de quase 900 vagas para...

HIV no DF: jovens de 20 a 29 respondem por mais de 40% dos casos

O boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) aponta que jovens de 20 a 29 anos respondem por 42,6% dos...