Sentado em indicação ao TCM desde agosto, Jerônimo aguarda “desatar nós” na política para definir conselheiro

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A confirmação da indicação de Otto Alencar Filho para o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), com o apoio de seu pai, o senador Otto Alencar, e de toda a bancada do PSD em Brasília, reacende o debate sobre o futuro da Corte. Enquanto isso, o governador Jerônimo Rodrigues, do PT, mantém em pauta uma lista tríplice para o Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA).

A lista para o TCM-BA é formada por três nomes: o procurador Guilherme Costa Macêdo e as procuradoras Aline Paim Monteiro do Rego e Camila Vasquez Gomes Negromonte, esposa do deputado federal Mario Negromonte Jr.. A aposta na procuradora do MPC mais próxima da política é grande, impulsionada pela aposentadoria do sogro, Mario Negromonte. A demora de Jerônimo na definição tem sido atribuída justamente às articulações políticas em curso.

A decisão tem peso direto para o próprio Mario Negromonte Jr., hoje à frente do PP na Bahia. Caso o nome escolhido seja Camila Vasquez Gomes Negromonte, o destino político do deputado pode ficar ameaçado dentro da bancada, influenciando o caminho do partido na base de apoio ao governo.

A leitura atual deixa claro que a formação da nova federação entre PSD e União Brasil, batizada de União Progressista, mexe com o tabuleiro regional. O registro dessa federação foi encaminhado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta semana e provocou reações entre a bancada do PP na Bahia. O objetivo é buscar abrigo em siglas do bloco governista para a disputa eleitoral de 2026.

Entre as siglas da base, o PSB já iniciou negociações para filiar Mario Negromonte Jr., movimento visto como fundamental no cenário de alianças. Segundo o Bahia Notícias, a saída do parlamentar do PP seria desejada pelo governador e pelo presidente nacional do PSB, João Campos, com apoio da dirigente estadual Lídice da Mata.

A luta pela vaga do TCM envolve também questões jurídicas. Em 2010, durante a gestão de Jaques Wagner, foi firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que previa a indicação de um membro da carreira do Ministério Público para a Corte. Em julho, ao tratar dos critérios de indicação, o conselheiro corregedor Plínio Carneiro Filho ressaltou que o TAC não pode produzir os efeitos esperados, principalmente pela idade mínima exigida para o MPC à época.

A vaga atual surgiu com a aposentadoria do conselheiro Paulo Maracajá. A previsão é de que a Corte passe a ter uma composição paritária: quatro conselheiros indicados pela Assembleia Legislativa (nomes como Francisco de Souza Andrade Netto, Paulo Rangel, Nelson Pelegrino e Aline Peixoto) e três indicados pelo governador, sendo um de livre escolha (Plínio Carneiro Filho), outro entre auditores (Ronaldo Sant’Anna) e o terceiro entre os membros do MPC.

Com os desdobramentos em torno da indicação, o governo avalia caminhos para fechar alianças internas que permitam avançar com a nomeação da vaga no TCM e, ao mesmo tempo, manter o equilíbrio entre as forças políticas da região. O pivô dessa discussão mostra como decisões dentro do TCE-BA e do TCM-BA podem redesenhar a cena política baiana nos próximos meses.

O que você pensa sobre esse movimento? Deixe sua opinião nos comentários: quem deveria ocupar a vaga do TCM na Bahia e como isso pode impactar a cena política local para 2026?

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Observatório do PDDU de Salvador realiza debate sobre Cidade Antirracista na sede do Ilê Aiyê

Salvador recebe neste sábado um debate sobre racismo urbanístico, organizado pelo Observatório do PDDU da cidade. O encontro acontece na Senzala do Barro...

Jacuipense se apresenta e inicia preparação para temporada 2026

A Jacupa abriu oficialmente a pré-temporada 2026 na manhã desta quarta-feira. O elenco se apresentou após uma bateria de exames médicos realizada na...

Ataque a tiros durante enterro deixa morto e ferido em Juazeiro; polícia investiga ligação

Um ataque a tiros durante um enterro em Juazeiro, Bahia, deixou um jovem morto e outro homem ferido na última segunda-feira (1º). O...