Selton Mello vai dirigir e estrelar a adaptação de O Alienista, clássico de Machado de Assis, para o cinema, com uma leitura contemporânea que coloca em foco a saúde mental e os limites do poder.

A produção é da Conspiração Filmes. O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 5 de dezembro de 2025. Mello assume o papel de Doutor Simão Bacamarte, médico que chega à cidade de Itaguaí para fundar um manicômio, a Casa Verde.

Selton Mello em O Alienista

O projeto está em desenvolvimento e não há data de estreia anunciada. A obra manterá a essência de Machado de Assis, ao mesmo tempo em que propõe uma leitura atual sobre como a sociedade lida com a saúde mental e até onde vai o poder sobre a vida privada.

Em nota, Selton afirma que adaptar o livro de Machado é “um sonho de mais de 20 anos”. “Quem é maluco? Qual o limite tênue entre razão e insanidade? Machado de Assis é nosso mestre absoluto da literatura e chegou a hora de oferecer esta história estupenda ao grande público”, diz o ator.

Segundo a Conspiração Filmes, O Alienista é a primeira de duas parcerias entre a produtora e o ator. Selton atravessa um momento relevante na carreira, com participações em Ainda Estou Aqui, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional, e em Anaconda, sua estreia em uma produção hollywoodiana.

Se você curte esse tipo de adaptation e quer ficar por dentro de novos detalhes sobre o projeto, mande sua opinião nos comentários. Conte o que você acha dessa releitura de um clássico e quais temas atuais você gostaria que fossem explorados.