O secretário de Finanças e Políticas Públicas de Curitiba, Vitor Puppi, apresentou detalhes do programa municipal “De Volta ao Centro” em entrevista à Jovem Pan News Curitiba. A iniciativa visa revitalizar a região central da cidade por meio de incentivos fiscais e ações de melhoria física para atrair atividades de volta ao coração urbano.
Entre as medidas, está a possibilidade de IPTU com isenção total para imóveis que façam retrofit ou se adequem às regras da prefeitura, além de ISS com desconto de até 60% para construtoras. Também há descontos no ITBI. O ISS, inclusive, ficará isento para profissionais autônomos que atuem no centro, como médicos e advogados, com o objetivo de estimular a volta de atividades.
O objetivo é fazer a região voltar a movimentar renda. Segundo Puppi, os incentivos fiscais somam cerca de R$ 100 milhões, uma estimativa de renúncias fiscais para estimular a atividade na localidade que mais precisa de recuperação.
Ao lado dos incentivos, entra a subvenção, peça-chave do pacote. A prefeitura pagará metade da reforma de espaços comerciais no térreo que se enquadrem na regulamentação, e até 25% do custo de reformas em prédios. A ideia é incentivar a restauração de imóveis deteriorados, incluindo os chamados caveirões.
O programa foi lançado em novembro com previsão de investir cerca de R$ 163 milhões em retrofit e restauração até 2032. A proposta abrange o centro, o centro histórico, o São Francisco e o entorno da Rodoviária, classificados como Setor Especial da Região Central (Serc).
E você, o que acha desse movimento para o centro da cidade? Compartilhe a sua opinião nos comentários e conte como acredita que as ações podem impactar a vida da região.

Facebook Comments