Moraes proíbe slides que defesa de Filipe Martins usaria em julgamento

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O ministro do STF Alexandre de Moraes rejeitou, na sexta-feira (5/12), os slides que seriam utilizados pela defesa de Filipe Martins, ex-assessor para Assuntos Internacionais de Jair Bolsonaro, no julgamento do núcleo 2 da tentativa de golpe de Estado, previsto para a próxima terça-feira (9/12).

Os advogados de Martins foram notificados da decisão neste sábado (6/12). Em nota divulgada à imprensa, a defesa afirma que a decisão de Moraes foi uma tutela indevida da advocacia. Os advogados declararam que vão recorrer à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e protocolar novamente os slides.

“Moraes pediu os slides que serão utilizados na sustentação oral previamente, para ‘verificar adequação técnica’, mas ele queria mesmo era avaliar o que será apresentado na sustentação antes do dia, exercendo uma tutela indevida da advocacia”, disse a defesa.

Moraes considerou o material parcialmente impertinente. Alegou que ele continha “diversos documentos e imagens que não estão juntados aos autos e não dizem respeito ao objeto” do processo.

O ministro, por outro lado, considerou que os materiais audiovisuais enviados pelas defesas de outros réus, como Mário Fernandes e Marília Ferreira de Alencar, eram relevantes e autorizou o uso.

A decisão não é uma proibição. Moraes determinou que a defesa de Martins tem até as 15h de segunda-feira (8/12) para apresentar um novo material “legalmente adequado”.

Como isso pode impactar o andamento do julgamento e o conteúdo apresentado pelas defesas, ainda resta aguardar os desdobramentos. E você, o que acha sobre esse equilíbrio entre controle de provas e atuação da defesa no STF? Deixe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tarcísio patina no eleitorado feminino e tenta empoderar primeira-dama

Em meio ao aumento da violência contra as mulheres em São Paulo, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) vê no voto feminino um...

Câmara de Santos aprova lei que obriga cardápio físico em restaurantes

Vereadores da Câmara Municipal de Santos aprovaram um projeto de lei complementar que obriga restaurantes da cidade a oferecerem cardápios físicos aos clientes,...

Governo Lula é aprovado por 32% dos brasileiros, afirma Datafolha; rejeição chega a 37%

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu avaliação de ótimo ou bom de 32% dos brasileiros, conforme a pesquisa Datafolha...