A produção industrial da Bahia teve um avanço de **2,7%** em outubro de 2025 em comparação a setembro, revertendo a queda de **4,9%** do mês anterior. Esses dados foram divulgados nesta terça-feira, 9, e fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que foi divulgada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).
Em relação a outubro de 2024, a indústria baiana, que inclui os segmentos de transformação e extração mineral, cresceu **1,2%**. No acumulado de janeiro a outubro de 2025, o setor registrou um crescimento de **1%**, enquanto nos últimos doze meses a expansão foi de **1,1%**.
Entre as **11 atividades** analisadas, cinco apresentaram crescimento em relação ao mesmo período do ano passado. O destaque foi o segmento de **Derivados de petróleo**, que teve um aumento de **7,3%**, impulsionado pelo processamento de gasolina automotiva e óleos combustíveis.
Outras áreas que mostraram resultados positivos foram Indústrias extrativas (**15,4%**), Produtos alimentícios (**2,8%**), Máquinas, aparelhos e materiais elétricos (**4%**) e Metalurgia (**0,9%**).
Por outro lado, os produtos químicos registraram a maior queda, com uma redução de **12,6%**, impactada pela menor produção de álcoois graxos. Desempenhos negativos também ocorreram em Couro, artigos para viagem e calçados (**-12,4%**), Bebidas (**-8,6%**), Celulose, papel e produtos de papel (**-2%**), Produtos de borracha e material plástico (**-0,5%**) e Minerais não metálicos (**-1,6%**).
Esse panorama da indústria baiana traz uma mistura de desafios e oportunidades. O que você acha das tendências atuais? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments