Renan Filho critica exame toxicólogico para CNH: “Não tem sentido”

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O ministro dos Transportes, Renan Filho, manifestou descontentamento com a nova exigência do exame toxicológico para candidatos das categorias A (moto) e B (carro) na obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ele acredita que essa demanda, vigente desde 9 de dezembro, “não faz sentido”.

Ele destacou que o Congresso deve representar a vontade do povo e criticou a aprovação de leis que não são bem aceitas pela população. Renan Filho mencionou que até aquele momento, 7,5 mil pessoas haviam iniciado o curso teórico para a obtenção da CNH oferecido pelo governo federal.

O exame toxicológico, agora exigido para todas as categorias, visa detectar o uso de substâncias psicoativas nos últimos 90 dias. Anteriormente, essa obrigatoriedade era aplicada apenas para motoristas de ônibus, vans e veículos de transporte escolar.

Apesar da nova lei, Renan Filho declarou que irá considerar alternativas para tentar reverter essa necessidade para as categorias A e B. Ele ressaltou que a exigência traz custos adicionais e burocracia para os cidadãos.

O ministro finalizou afirmando que está comprometido em defender os interesses da população e busca maneiras de facilitar o processo para obtenção da CNH.

Essa mudança nas regras para a CNH gerou muitas discussões. O que você pensa sobre isso? Deixe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Raparigueiros e Bloco das Montadas: veja os blocos deste domingo no DF

CARNAVAL 2026 CHEGA A BRASÍLIA COM MAIS DE 15 BLOQUINHOS DE RUA Neste fim de semana, a cidade entra no clima de Carnaval com...

Na saída do Ilê, Bruno Monteiro destaca valor recorde de investimento do Ouro Negro

Bahia investe recorde no Ouro Negro para blocos afro em 2026, afirma secretário de Cultura O secretário de Cultura do estado da Bahia, Bruno...

Tarcísio faz samba-enredo para enaltecer policiais no Carnaval de SP

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), usou as redes sociais na noite de 14 de fevereiro de 2026 para enaltecer...