OAB que questiona lei que proíbe advogados em perícias médicas; Zanin pede informações ao Congresso e Presidência

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 7910) no Supremo Tribunal Federal (STF). O objetivo é contestar uma regra que proíbe a presença de pessoas que não sejam médicas, como advogados, em perícias médicas, tanto administrativas quanto judiciais. O ministro relator do caso é Cristiano Zanin.

Na ação, a OAB critica o artigo 30, parágrafo 11 da Lei 11.907/2009. Essa norma permite a presença de não-médicos apenas com a autorização do perito médico federal. Para a OAB, essa regra limita o acesso à assistência jurídica em momentos essenciais de processos que envolvem avaliações de incapacidade, como os previdenciários e trabalhistas. A Ordem argumenta que a presença de um advogado é vital para garantir que informações importantes sejam consideras e para assegurar a transparência do processo.

Além disso, a petição afirma que a restrição contraria o Estatuto da Advocacia, que afirma que a figura do advogado é indispensável em qualquer ato administrativo ou judicial. A OAB também argumenta que o sigilo médico não deve justificar a exclusão do advogado, já que ele também se compromete pelo sigilo profissional. Segundo a entidade, médicos e advogados têm papéis distintos, mas complementares, e sua atuação conjunta fortalece a legitimidade do ato pericial.

Diante da importância do assunto, o ministro Cristiano Zanin requisitou ao Congresso Nacional e à Presidência da República que forneçam informações dentro de dez dias, visando a análise e o julgamento da questão pelo Plenário do STF.

E você, o que pensa sobre essa questão? Acha que é justo permitir a participação de advogados em perícias médicas? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Grupo é preso por fraude em compra de abadás e prejuízo acima de R$ 10 mil às lojas

Dois homens, 33 e 34 anos, e uma mulher, 26, foram detidos em Salvador, no bairro Caminho das Árvores, sob suspeita de comprar...

Carnaval tem policiais disfarçados e prisão de ladrões de celulares. Veja vídeo

Policiais civis fantasiados de Scooby-Doo prenderam, neste sábado (14/2), três suspeitos de furtar celulares de foliões nos blocos de Carnaval na região da...

STF fixa prazo de 30 dias para União concluir delimitação de terra indígena em Roraima

Meta descrição: STF determina que AGU e Funai concluam o RCID da terra Waimiri-Atroari em 30 dias, buscando viabilizar acordo de uso compartilhado...