AL-BA tem forte obstrução da oposição e encerra sessão às 3h30 após mais de 12h de discussão

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


As discussões sobre os empréstimos do governo mobilizaram a oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). A sessão desta quarta-feira (10) foi a mais longa dos últimos tempos, com mais de 12 horas de debates, encerrando por volta das 3h30 de quinta. Mesmo com a obstrução da oposição, as propostas do Executivo foram aprovadas.

Entre troca de farpas e críticas aos 22 empréstimos aprovados, a AL-BA aprovou duas operações de crédito que somam R$ 950 milhões e a adesão do governo ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag). A votação ocorreu por volta das 2h30, com fortes críticas da oposição.

Durante as discussões, o deputado Samuel Jr. (Republicanos) provocou os membros da bancada governista, dizendo que o bloco oposicionista faria obstrução até os parlamentares “dormirem em plenário”. Também afirmou que a minoria estaria inspirada na sessão plenária da Câmara dos Deputados da última terça, que terminou às 2h30 do dia seguinte.

Em certo momento, o deputado Marcinho Oliveira (PRD) insinuou que a oposição teria tomado um “puxão de orelha” do ex-prefeito de Salvador e provável candidato ao governo, ACM Neto (União). Segundo Marcinho, a medida teria ocorrido após reunião entre Neto e os deputados da bancada no dia 24 de novembro. Sandro Régis (União) rebateu, dizendo que o debate estava saindo do campo das ideias para questões pessoais.

Na última semana, a sessão da AL-BA já havia encerrado mais tarde que o costume. A sessão de terça terminou após as 23h, após discussões sobre a aprovação do requerimento de tramitação em urgência dos projetos de lei que concedem os empréstimos de R$ 950 milhões ao governo.

OUTRAS DISCUSSÕES
A AL-BA também aprovou três requerimentos de urgência encaminhados pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT). O primeiro pedido é referente ao projeto de lei n° 26.061/2025, que autoriza a Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) a explorar, direta ou indiretamente, oportunidades de negócios específicas.

Outro requerimento aprovado acelera a tramitação do PL n° 26.063. A matéria, segundo a mensagem do governador, atualiza taxas cobradas no âmbito do Executivo e trata, também, da Lei de Segurança Contra Incêndio e Pânico nas edificações e áreas de risco.

Por fim, o terceiro requerimento de urgência apreciado trata do PL n° 26.047/2025. A proposição modifica o nome da Praça das Artes, Cultura e Memória, localizada no bairro do Pelourinho, em Salvador. O texto sugere o novo nome Praça das Artes Mestre Neguinho do Samba.

Durante a sessão, os deputados aprovaram a criação do Fundo Especial de Aperfeiçoamento dos Serviços Policiais (FEASPOL), destinado a ações, programas e projetos na área de Segurança Pública do Estado (SSP-BA). Em plenário, houve acordo entre oposição e governo para dispensa de formalidades e aprovação unânime do texto.

Conclui-se que tais medidas refletem o equilíbrio entre os setores que apoiam o governo e a oposição, com foco em créditos, infraestrutura e segurança pública na Bahia.

E você, o que pensa sobre esses debates, os empréstimos aprovados e as mudanças propostas? Compartilhe sua opinião nos comentários abaixo.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Não existe polarização no machismo

Encontro tenso e revelador no bar da cidade Em uma cidade comum, uma noite de encontro entre Fábio e Cláudia começa com expectativa de...

Marcell Moraes paga fiança e é solto após acusação de violência doméstica, diz site

Deputado cassado Marcell Moraes pode ser liberado após prisão por violência doméstica em Salvador Marcell Moraes, deputado cassado,...

Após fim de Magnitsky, bolsonaristas se revoltam com Trump nas redes

Após o governo dos Estados Unidos retirar, nesta sexta-feira (12/12), as sanções impostas ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, e à Lex...