Diretor da Enel justifica demora para restabelecer energia em SP

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Enel explica atraso no restabelecimento de energia em São Paulo após temporal

Em entrevista exclusiva ao Morning Show, da Jovem Pan, Marcelo Puertas, diretor regional da Enel, afirma que a operação de restauração em São Paulo, após o temporal que atingiu a capital e a região metropolitana, é mais complexa do que a verificada em 2023.

Números do apagão

O pico de interrupção atingiu 2,2 milhões de clientes sem energia. Até a publicação desta reportagem, o serviço havia sido normalizado para cerca de 35% desse total, restando 1,4 milhão de unidades consumidoras fora do ar.

Puertas ressalta que não há um prazo único para todos os bairros: algumas regiões terão a energia restabelecida mais rapidamente, enquanto outras podem enfrentar prazos maiores.

Sobre os motivos do atraso, Puertas explica que o sistema foi impactado por ventos de até 97 km/h na madrugada de quarta-feira. A intensidade das rajadas derrubou árvores sobre a rede, transformando o trabalho de reparo em uma verdadeira reconstrução da rede elétrica.

“Diferente de outros eventos climáticos que já vivenciamos, tivemos ventos de 97 km/h que chegaram como pancadas. Essas pancadas derrubam árvores, que arrebentam os fios”, detalhou o executivo à Jovem Pan. A logística para recompor a fiação exige o uso constante de diversos almoxarifados da empresa.

Ao falar sobre a operação, Puertas informou que a frota atua em regime de rotatividade. A Enel mantém quase sete mil funcionários em São Paulo e uma Central de Operações funcionando 24 horas. O plano da concessionária, denominado “Plano Verão”, foca em manutenção e podas preventivas. “Nós contratamos 1.100 eletricistas e queremos contratar mais 400”, finalizou.

Diante de críticas sobre a quantidade de equipes nas ruas e imagens de veículos parados em pátios, o diretor destacou que a frota opera com rotatividade para otimizar os blocos de trabalho. A meta é acelerar a normalização, mesmo diante de dificuldades climáticas.

Entre as ações, a Enel reforça a estrutura para reforços, com atuação integrada entre equipes de campo, logística e operações, para restabelecer o fornecimento com mais consistência nas próximas horas e dias.

Este conteúdo está aberto para leitura e comentários. Compartilhe sua experiência com o restabelecimento de energia na sua região e deixe sua opinião sobre as medidas tomadas pela empresa.

Se quiser acompanhar as principais notícias recebidas em tempo real, siga o canal da Jovem Pan News pelo WhatsApp.

Gostou da matéria? Deixe seu comentário abaixo com suas perguntas ou sugestões sobre como as concessionárias podem aprimorar o atendimento durante grandes interrupções de energia.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vendaval histórico provoca caos em aeroportos e mais de 300 voos cancelados em SP

Vendaval histórico atinge a Grande São Paulo, provocando caos na aviação e racionamento de energia. Entre quarta-feira e quinta-feira, um ciclone...

Paulistanos recorrem a shoppings e estações de metrô para poderem carregar o celular

Apagão atinge a Região Metropolitana de São Paulo O apagão, provocado por um ciclone extratropical que trouxe rajadas de vento superiores...

PF mira rede que usava funcionários do Aeroporto de Guarulhos para enviar cocaína ao exterior

Polícia Federal deflagra operação Heavy Cleaning em Guarulhos para desarticular esquema com uso de trabalhadores da limpeza de salas VIP. A ação ocorreu...