Sarampo: após novo caso em SP, governo reforça importância da vacina

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Segunda confirmação de sarampo em São Paulo em 2025 reforça a importância da vacinação A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES) confirmou o segundo diagnóstico da doença no estado neste ano. O caso envolve um homem de 27 anos que viajou recentemente ao exterior e não havia se vacinado. Após atendimento na capital, o paciente recebeu alta. A SES enfatiza que casos suspeitos devem ser notificados e investigados imediatamente, porque o sarampo é altamente transmissível e pode se espalhar rapidamente.

Imagem mostra pescoço de pessoa com várias marcas vermelhas de sarampo - Metrópoles
1 de 1 Imagem mostra pescoço de pessoa com várias marcas vermelhas de sarampo – Metrópolis – Foto: Gettyimages

Medidas de controle Após a confirmação, devem ser adotadas ações de vigilância epidemiológica, busca ativa de contatos e intensificação da vacinação para frear a transmissão.

Este é o segundo caso de sarampo registrado no estado neste ano; o primeiro ocorreu em abril, também na capital.

A SES reforça que a vacinação tríplice viral é segura, eficaz e protege contra rubéola e caxumba. A principal forma de prevenção é manter a vacinação em dia.


Sintomas do sarampo

  • Febre alta, manchas vermelhas na pele (exantema), tosse seca, irritação nos olhos (conjuntivite), nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso.
  • As manchas costumam começar na face, na linha do cabelo, e depois se espalham pelo corpo.
  • Podem ocorrer dor de cabeça, irritação na garganta e pequenas manchas brancas na boca.
  • Se suspeitar de sarampo, procure atendimento médico imediatamente.
  • O tratamento é sintomático, ou seja, focado em aliviar os sintomas e prevenir complicações.
  • A vacinação é a melhor forma de prevenção.

A vacina contra o sarampo está disponível nas UBSs da cidade de São Paulo de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados e feriados nas AMAs/UBSs Integradas, no mesmo horário.

Fique atento às informações oficiais e mantenha a vacinação em dia para proteger você e a cidade. Se você já conferiu seu cartão de vacinação ou tem dúvidas sobre a tríplice viral, compartilhe nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Quem mais faz por Lula?

Em uma leitura de 1.207 leitores, a pergunta é quem mais tem feito pela reeleição de Lula. Os resultados, apresentados pelos leitores, ficam...

Se Flávio não decolar, Nikolas aposta em outro candidato da direita

Nikolas Ferreira não vê com entusiasmo a candidatura de Flávio Bolsonaro em 2026. Em conversas com aliados, o deputado mineiro tem mostrado ceticismo...

Carnaval do Rio: nomes de peso compartilham como “elevaram” a festa

Com apenas 27 anos, Gabriel David — filho de Anísio Abraão David, presidente de honra da escola de samba Beija-Flor de Nilópolis —...