França diz que acordo UE-Mercosul coloca agricultores locais em risco

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


França advertiu neste domingo que não é possível fechar um acordo entre a União Europeia e o Mercosul que coloque em risco os agricultores franceses, em vésperas da cúpula de chefes de Estado e de governo que deve aprovar o pacto em Bruxelas. A ministra da Agricultura, Annie Genevard, disse à rádio Europe 1 que as exigências do país estão longe de ser aceitas e que um acordo que exponha seus agricultores não é viável.

Os agricultores franceses, que já protestam contra a regulamentação que obriga o abate de rebanhos bovinos com dermatose nodular contagiosa, também denunciam o acordo por temerem a entrada de produtos sul-americanos mais baratos devido a normas menos rigorosas que as europeias.

O ministro da Economia, Roland Lescure, afirmou que o tratado é inaceitável na forma atual. Ele citou três condições para o acordo: salvaguardas sólidas e operacionais, medidas para proteger os cidadãos e garantir uma concorrência leal, aplicando as mesmas regras aos produtos importados e aos europeus, e controles às importações. O Parlamento Europeu votará essas salvaguardas na terça-feira, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, pode receber o mandato para assinar o pacto com o Mercosul no dia 20 de dezembro no Brasil, conforme previsto.

Lescure ainda ressaltou que a União Europeia é a principal potência comercial do mundo e o maior mercado desenvolvido, por isso acordos podem ser benéficos desde que sejam equilibrados e respeitem as regras. O bloco continua aberto, mas precisa saber como se proteger de práticas desleais quando necessário.

Nosso desafio hoje é avançar com aliados em alianças que beneficiem a todos, afirmou o ministro, destacando a importância do equilíbrio entre abertura de mercados e proteção dos produtores locais.

Fique atento às atualizações sobre esse tema e compartilhe a sua opinião nos comentários. Como você avalia o equilíbrio entre abrir mercados e proteger produtores locais?

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Documentos do FBI revelam que Epstein tinha CPF ativo no Brasil

Arquivos do FBI, divulgados pelo Departamento de Justiça dos EUA, apontam que Jeffrey Epstein tinha um CPF ativo no Brasil. O registro foi...

Senado da Argentina aprova reforma trabalhista de Milei

O Senado da Argentina aprovou na madrugada de 12 de fevereiro de 2026 o projeto de reforma trabalhista apresentado pelo presidente Javier Milei,...

Mãe de atiradora e estudantes: quem são as vítimas do atentado no Canadá

O ataque a tiros em Tumbler Ridge, no Canadá, deixou ao menos 10 mortos na terça-feira, 10 de fevereiro. A polícia localizou corpos...