França diz que acordo UE-Mercosul coloca agricultores locais em risco

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


França advertiu neste domingo que não é possível fechar um acordo entre a União Europeia e o Mercosul que coloque em risco os agricultores franceses, em vésperas da cúpula de chefes de Estado e de governo que deve aprovar o pacto em Bruxelas. A ministra da Agricultura, Annie Genevard, disse à rádio Europe 1 que as exigências do país estão longe de ser aceitas e que um acordo que exponha seus agricultores não é viável.

Os agricultores franceses, que já protestam contra a regulamentação que obriga o abate de rebanhos bovinos com dermatose nodular contagiosa, também denunciam o acordo por temerem a entrada de produtos sul-americanos mais baratos devido a normas menos rigorosas que as europeias.

O ministro da Economia, Roland Lescure, afirmou que o tratado é inaceitável na forma atual. Ele citou três condições para o acordo: salvaguardas sólidas e operacionais, medidas para proteger os cidadãos e garantir uma concorrência leal, aplicando as mesmas regras aos produtos importados e aos europeus, e controles às importações. O Parlamento Europeu votará essas salvaguardas na terça-feira, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, pode receber o mandato para assinar o pacto com o Mercosul no dia 20 de dezembro no Brasil, conforme previsto.

Lescure ainda ressaltou que a União Europeia é a principal potência comercial do mundo e o maior mercado desenvolvido, por isso acordos podem ser benéficos desde que sejam equilibrados e respeitem as regras. O bloco continua aberto, mas precisa saber como se proteger de práticas desleais quando necessário.

Nosso desafio hoje é avançar com aliados em alianças que beneficiem a todos, afirmou o ministro, destacando a importância do equilíbrio entre abertura de mercados e proteção dos produtores locais.

Fique atento às atualizações sobre esse tema e compartilhe a sua opinião nos comentários. Como você avalia o equilíbrio entre abrir mercados e proteger produtores locais?

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Livro póstumo de Charlie Kirk publicado por filho de Trump esgota na Amazon

Livro póstumo de Charlie Kirk esgota na Amazon pouco tempo após o lançamento, impulsionado por apoiadores que levaram também suas obras anteriores às...

Esquerda latino-americana precisa refletir sobre o avanço da extrema direita, afirma Sheinbaum

Esquerda latino-americana precisa refletir sobre o avanço da extrema direita, afirma Claudia Sheinbaum A presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, afirmou que a ascensão da extrema...

Trump busca saída sem invadir Venezuela, diz ex-embaixador dos EUA

A crise na Venezuela continua sendo um desafio diplomático para a administração de Donald Trump, que busca uma saída sem recorrer à invasão....