Vacina do Butantan freia replicação do vírus da dengue, diz estudo

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Resumo SEO: Butantan apresenta vacina contra dengue com 74% de eficácia geral, lançamento esperado para 2026 no sistema público de saúde.

O Instituto Butantan anunciou avanços no desenvolvimento de uma vacina contra a dengue. Em estudo de fase 3, a imunizante atingiu 74% de eficácia geral, 91,6% contra dengue grave e 100% na prevenção de hospitalizações, além de indicar que 35 participantes apresentaram sintomas menos graves.

O estudo envolveu 16 mil voluntários de 14 estados e teve publicação na revista The Lancet. O pesquisador Maurício Lacerda Nogueira, da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, informou que a vacina deverá ser disponibilizada para pessoas entre 12 e 59 anos na rede pública de saúde, após autorização da Anvisa para fabricação e uso.

O imunizante atua ao reduzir a replicação do vírus após infecção e diminui a transmissão para mosquitos, aspecto essencial para controlar a dengue. A previsão é de que o público tenha acesso ao imunizante no Sistema Único de Saúde em 2026, marcando um passo importante na luta contra a doença no país.

Em 2024, o Brasil registrou a maior epidemia de dengue de sua história, com mais de 6 mil mortes. Mesmo com a chegada do imunizante ao SUS, é fundamental que a população continue adotando medidas preventivas, como evitar água parada, usar repelente e manter ambientes limpos, principalmente nas temporadas de chuva.

A expectativa é de que a vacina seja um marco na redução de casos e óbitos por dengue, somando esforços de saúde pública à prevenção individual. Conte para a gente nos comentários o que você acha desse avanço e como acredita que ele pode impactar a luta contra a dengue no Brasil.

Aguardo suas opiniões: você acredita que a vacina do Butantan pode mudar o cenário da dengue no Brasil nos próximos anos? Comente abaixo e compartilhe como você vê a integração dessa dose única às estratégias de prevenção locais.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prazo da Enel não é cumprido e 29 mil clientes permanecem sem luz em SP

A falta de energia elétrica continua atingindo diversas regiões de São Paulo na manhã desta segunda-feira (15). No total, 29.140 clientes permanecem com...

Quatro dias após vendaval, Enel diz que fornecimento de energia está ‘voltando a normalidade’

Quatro dias após vendaval, Enel diz que fornecimento de energia está voltando à normalidade ...

Tercerizados da Enel são criticados nas redes sociais por gravarem ‘dancinha’ em SP

Um vídeo que circula nas redes mostra três funcionários terceirizados da Enel dançando na Avenida Paulista, em meio a um apagão que atingiu...