Estudantes do Extremo Sul da Bahia criam aplicativo para facilitar aprendizagem

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


Alunos de Medeiros Neto, no Extremo Sul baiano, criaram um aplicativo para facilitar o aprendizado e reforçar conteúdos escolares. Batizado de Estudai, o projeto permite que estudantes revisem matérias de forma simples, acessível e digital.

A iniciativa foi criada pelos estudantes Carlos Santos e Guilherme Lobê, do Centro Territorial de Educação Profissional de Medeiros Neto (Cetep), com orientação do professor Daniel Queiroz.

Dados do Ministério da Educação apontam que o baixo desempenho em matemática acompanha os estudantes ao longo da Educação Básica, o que motivou os jovens a buscar uma solução tecnológica para o problema. A Secti, secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, informou que, no começo, o Estudai foi pensado para ciências exatas, mas, posteriormente, ganhou conteúdos de português, história, geografia e outras disciplinas.

“É um produto feito de estudante para estudante. Priorizamos a acessibilidade e a forma de uso, valorizando as críticas dos próprios alunos. O Estudai também abre espaço para um uso mais profissional por professores”, explica Carlos Santos.

A Secti destacou que o aplicativo ganhou visibilidade ao ser destaque no Bahia Tech Experience (BTX), o maior evento de inovação e tecnologia da Bahia, promovido pela secretaria em parceria com o Sebrae Bahia. “Aprendi muitas coisas ao longo do percurso. Esses eventos permitem conhecer pessoas que acreditam nos nossos objetivos, o que nos deixa ainda mais motivados”, afirma Guilherme Lobê.

Nos próximos meses, a equipe pretende integrar novos conteúdos, além de aprimorar o design e o sistema do aplicativo. Também está previsto o registro de propriedade intelectual do Estudai.

“Queremos colocar o Estudai dentro das escolas e buscar a venda de serviços para o poder público ou instituições de ensino que precisam de mais flexibilidade”, afirmou o professor.

Aproveite para deixar sua opinião: você já usa ferramentas digitais para estudar? O que acha de soluções como o Estudai ajudando alunos da sua região? Compartilhe nos comentários suas experiências e sugestões para ampliar o aprendizado por meio da tecnologia.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Condomínio Paraíso contesta decisão judicial e destaca papel histórico em Guarajuba

O Condomínio Paraíso, localizado em Guarajuba, no município de Camaçari, se pronunciou sobre a decisão do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) que...

TJ-BA reconhece falta de base jurídica e autoriza retomada das obras da BA-120

A Augúrio Construções e Terraplenagem S/A informou que, em decisão proferida em 12 de dezembro de 2025, no âmbito do Pedido de Efeito...

Ministério da Saúde anuncia habilitação de Centro de Referência em Saúde do Trabalhador no interior da Bahia

O Ministério da Saúde habilitou 11 novos Centros de Referência de Saúde do Trabalhador, os CEREST, ampliando a rede para 239 unidades em...