Bahia supera mil cirurgias e realiza 2,5 mil procedimentos em mutirão nacional do SUS

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Bahia encerra participação no maior mutirão nacional de cirurgias do SUS, dentro do Programa Agora Tem Especialistas, após dois dias de mobilização. A ação, articulada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) com apoio da rede pública e filantrópica, resultou em mais de mil cirurgias e 2,5 mil procedimentos no estado, contribuindo para a redução da demanda reprimida.

Neste domingo (14), a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, visitou o Hospital Dom Pedro de Alcântara, da Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana, uma das dez unidades filantrópicas da Bahia que aderiram à ação. Uma das beneficiadas foi Raimunda Santos de Jesus, que aguardava há sete meses pela cirurgia e comemorou a melhoria na sua qualidade de vida com o procedimento.

Durante a passagem pela unidade, Roberta Santana ressaltou a importância da atuação integrada para o sucesso da iniciativa. “Esse mutirão é resultado de um grande esforço coletivo. A parceria entre o Governo Federal, o Governo do Estado, os municípios e as unidades filantrópicas fortalece o SUS e permite avançar na redução das filas, garantindo mais acesso e mais dignidade para quem espera por uma cirurgia”, afirmou a secretária.

O superintendente da Santa Casa de Feira de Santana, Tácio Bezerra, explicou que, no Dom Pedro de Alcântara, foram realizadas cirurgias de alta e média complexidade, como histerectomia, tireoidectomia e prostatectomia. “A Santa Casa entende que essa ação vai impactar positivamente a vida das pessoas, não só de moradores de Feira de Santana, mas de toda a região. A parceria com os governos é essencial para atender a população”, destacou Bezerra.

Na Bahia, o mutirão envolveu 12 unidades de saúde, entre Santas Casas e hospitais universitários, com atendimentos em Feira de Santana, Jequié, Catu, Salvador, Campo Formoso, Ubaitaba, Itapetinga, Cruz das Almas e Ruy Barbosa, assegurando a descentralização dos serviços e o alcance a diferentes regiões do estado.

Em âmbito nacional, a iniciativa reuniu Santas Casas, entidades filantrópicas, hospitais universitários da Rede Ebserh e hospitais federais de todos os estados e do Distrito Federal. Ao todo, foram 11,5 mil cirurgias e 61,6 mil procedimentos realizados em 26 estados e no Distrito Federal.

E você, já participou de mutirões ou tem experiência com o Sistema Único de Saúde (SUS)? Compartilhe nos comentários suas impressões e histórias sobre esse tipo de ação que busca ampliar o acesso à saúde na sua cidade.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fim antecipado: Atlético de Alagoinhas é o primeiro a cair no Baianão 2026

Não deu para o Carcará: Atlético de Alagoinhas é o primeiro rebaixado do Campeonato Baiano 2026. Com apenas dois pontos em sete rodadas,...

Reconhecimento facial da SSP chega a oito foragidos durante eventos de Pré-Carnaval

O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) identificou, na noite de quarta-feira (11), mais um foragido durante...

Empresário investigado pela PF diz ter “comprado” dezenas de prefeitos na Bahia

A Polícia Federal avança na Operação Overclean, em que o empresário Evandro Baldino do Nascimento, sócio de empresas ligadas à construção civil, aparece...