Lula sindicalista sancionaria o PL da Dosimetria, diz relator

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Senado analisa PL da Dosimetria: Lula, vetos e mudanças em debate

O PL da Dosimetria tramita pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado nesta quarta-feira. O relator, Esperidião Amin (PP-SC), afirmou que, no passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionaria o projeto sem vetos quando era sindicalista, mas hoje não pode garantir essa possibilidade.

Em meio ao debate, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), disse que pretende votar a proposta ainda nesta quarta. O PL da Dosimetria já havia sido aprovado na Câmara na semana passada, enfrentando forte resistência da base governista.

Para facilitar a tramitação, o relator do Senado propôs alterações no texto aprovado na Câmara, limitando a redução de penas apenas aos condenados pelos atos de 8 de janeiro, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro.

A tramitação, porém, enfrenta resistência de partidos de centro e esquerda, como MDB e PT, que trabalham para barrar o avanço do projeto no Senado.

Caso a CCJ aprove o texto, ele poderá seguir para apreciação no plenário, dependendo da agenda e da decisão do presidente da Casa.

Em resumo, a discussão no Senado envolve a possibilidade de veto, alterações no texto para reduzir danos apenas a atos específicos de 8 de janeiro e a resistência de parte da oposição, com a linha de frente ainda indefinida sobre o que pode ser aprovado.

Continue acompanhando para entender como os próximos passos vão impactar a dosimetria e as perspectivas de votação no plenário. Compartilhe sua opinião nos comentários sobre o que você acha que deve acontecer com o PL da Dosimetria.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Após hiato de 6 anos, Jean Willys anuncia retorno à política e irá disputar a Câmara dos Deputados pelo PT

O ex-deputado federal Jean Wyllys decidiu retornar à política após ficar afastado desde 2019. Ele aceitou o convite do PT para disputar uma...

Juíza nega união estável a viúvo de diplomata: “Empregado”

A juíza Valeria Lagrasta, da 2ª Vara de Família e Sucessões de Jundiaí (SP), negou o reconhecimento da união estável entre um homem...

Chefes atrás das grades: operação prende 15, apreende armas e transfere três líderes do tráfico para regime de segurança máxima

Teixeira de Freitas foi palco de uma operação da Polícia Civil, coordenada pela 8ª COORPIN, com apoio do DEPIN e do DIRPIN Sul....