Adolescente de 17 anos é apreendido por diversos crimes contra crianças na web em Catu

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Uma operação integrada entre as polícias Civil e Federal resultou, na manhã desta quinta-feira (18), na apreensão de um adolescente de 17 anos em Catu, no interior da Bahia. O jovem é apontado como uma das lideranças de um grupo que utilizava plataformas digitais para crimes graves contra crianças e adolescentes em todo o país.

A investigação, fruto do monitoramento intensivo iniciado pela Polícia Federal por meio da Operação Cerberus, tem como foco desarticular redes que atuam no ambiente virtual para: associação criminosa; induzimento, instigaçao e auxílio à automutilação; armazenamento e compartilhamento de pornografia infantil; e incitação direta ao crime.

Segundo as autoridades, os crimes ganharam força em fevereiro deste ano. A inteligência identificou que o adolescente não apenas participava, mas exercia posição de influência e comando na organização, estimulando as práticas delituosas nas redes sociais e aplicativos de mensagens.

As diligências apontaram que a maioria das vítimas era de menores em vulnerabilidade emocional captados pelo grupo liderado pelo jovem. Após a captura, ele foi encaminhado à unidade policial e apresentado à Justiça. O processo segue os ritos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e ele permanece à disposição do Poder Judiciário, que definirá as medidas socioeducativas cabíveis.

A ação foi coordenada pela Delegacia Territorial de Catu, com suporte técnico do Núcleo Especial de Repressão aos Crimes Contra Crianças e Adolescentes (NERCCA) e da Polícia Federal. As equipes cumpriram mandados de busca e apreensão domiciliar e de apreensão do infrator, expedidos pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Catu.

Este caso reforça a importância de ações integradas para combater crimes cibernéticos contra menores. Qual a sua opinião sobre o papel das redes digitais na proteção de crianças? Compartilhe abaixo seus pensamentos e perguntas para contribuir com o debate.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Suspeito de matar três mulheres a golpes de foice é encontrado morto em Macaúbas

Triplo homicídio em Lagoa Clara, localidade rural de Macaúbas, no sudoeste da Bahia, teve desfecho nesta quinta-feira (18). Guilherme Vicente da Silva, apontado...

Incra reconhece oficialmente terras da comunidade quilombola Pitanga de Palmares em Simões Filho

Uma decisão histórica para a localidade de Pitanga de Palmares, quilombo no município de Simões Filho, na região metropolitana de Salvador, foi anunciada...

Programa de atenção obstétrica destaca hospitais elegíveis para implantação de anestesia peridural na Bahia; veja lista

Bahia pode adotar parto com anestesia peridural em hospitais públicos — Uma lista de unidades da rede pública da Bahia foi selecionada para...