Butantã inicia entrega de vacina 100% nacional contra dengue

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Resumo sobre a vacina contra dengue O Instituto Butantan anunciou a entrega de 1,3 milhão de doses da vacina contra dengue ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde. As primeiras 300 mil doses serão enviadas no início da próxima semana, com mais 1 milhão de doses previstas até o fim de janeiro de 2026. A Butantan-DV é a primeira vacina do mundo em dose única contra a dengue.

A vacina foi aprovada pela Anvisa para uso na população brasileira de 12 a 59 anos. No estudo disponível, a imunização apresentou 74,7% de eficácia geral, 91,6% contra dengue grave com sinais de alarme e 100% de eficácia contra hospitalizações decorrentes da dengue.

Segundo a estratégia do Ministério da Saúde, as primeiras doses entregues pelo Instituto Butantan serão destinadas aos profissionais da Atenção Primária, atuando nas Unidades Básicas de Saúde e em visitas domiciliares. Com o aumento da capacidade de produção, a vacinação deve se ampliar ao público geral, começando pelos adultos de 59 anos e avançando gradualmente até atingir pessoas na faixa de 15 anos.

O instituto também mira ampliar a faixa etária para o público pediátrico e para quem tem 60 a 79 anos. A Anvisa já autorizou a avaliação da vacina nesse grupo etário. Além disso, devem ser coletados mais dados para considerar a inclusão de crianças de 2 a 11 anos nas recomendações. Estudos clínicos já indicam segurança para essas faixas.

Mais um marco foi destacado por Esper Kalás, diretor do Butantan, ao afirmar que a formalização do acordo com o Ministério da Saúde permite, em janeiro, iniciar a entrega das doses da dengue para o Brasil. O apelo é pela continuidade da expansão, com resultados positivos para a população.

A produção também está fortalecida por uma parceria internacional com a empresa chinesa WuXi, visando ampliar a capacidade e acelerar a entrega, especialmente no segundo semestre de 2026. A iniciativa reforça a estratégia brasileira de ampliar a vacinação contra dengue com uma solução de dose única.

A Butantan-DV recebeu aprovação da Anvisa para uso em 12 a 59 anos, com as estatísticas de eficácia já citadas. A expectativa é ampliar a cobertura, acompanhando a evolução da produção e dos dados clínicos, para incluir novos grupos etários conforme o andamento das pesquisas e as necessidades de saúde pública.

Imagens em galeria

Se quiser saber mais sobre o tema, deixe seu comentário com perguntas ou opiniões. Sua visão ajuda a entender como a vacinação contra dengue pode impactar a saúde da cidade e da região. Compartilhe com amigos e acompanhe as novidades.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Laudo do IML confirma que corpo encontrado em Embu-Guaçu é de PM desaparecido

Laudo do IML confirmou que o corpo encontrado neste domingo em Embu-Guaçu pertence ao policial militar Fabrício Gomes Santana, de 40 anos, desaparecido...

INSS fecha agências por três dias para manutenção de sistemas

INSS fecha agências por três dias para manutenção de sistemas; atendimentos presenciais e serviços digitais ficam indisponíveis INSS informou que as agências da Previdência...

Promotores do Gaeco renunciam após MP pedir liberdade de prefeito acusado de desviar R$ 56 mi

A segunda fase da Operação Tantalo II, deflagrada em 22 de dezembro pelo Gaeco, levou à prisão de 11 vereadores do município de...