Sem Brasil, Argentina e mais 5 países emitem comunicado por democracia na Venezuela

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Os presidentes da Argentina, Javier Milei, do Paraguai, Santiago Peña, e do Panamá, José Raúl Mulino, assinaram uma carta conjunta pedindo a restauração da democracia na Venezuela, diante da grave crise migratória, humanitária e social do país. A assinatura também envolve o ministro das Relações Exteriores da Bolívia, Fernando Aramayo, e autoridades do Equador e do Peru. O documento foi apresentado durante a 67ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados, em Foz do Iguaçu.

No texto, as lideranças pedem o cumprimento das normas internacionais, a libertação imediata de cidadãos detidos arbitrariamente e a garantia do devido processo legal, bem como a integridade física de todos os presos.

A carta amplia o racha dentro do Mercosul sobre a Venezuela. O documento não menciona a suspensão da Venezuela da união aduaneira, vigente desde 2016. Ao encerrar a cúpula, o presidente Lula alertou para riscos de intervenção externa, enquanto Milei endossou a pressão militar dos Estados Unidos contra o governo de Nicolás Maduro.

Entre os Estados Partes do Mercosul estão Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Bolívia; entre os Estados Associados ficam Equador, Panamá e Peru. A composição do bloco revela diferentes posições em relação à Venezuela.

Essa divergência de posicionamentos aponta para uma tendência de maior pressão internacional por uma solução democrática, com impactos nas relações regionais. Qual é a sua leitura sobre a resposta do Mercosul à crise venezuelana? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

EUA interceptam outro petroleiro perto da Venezuela

Os Estados Unidos interceptaram, em águas internacionais do Mar do Caribe, diante da costa da Venezuela, um novo navio petroleiro sancionado, segundo informações...

UE envia carta a Lula reafirmando compromisso para acordo com Mercosul

A União Europeia enviou, em carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a firme garantia de concluir a assinatura do Acordo...

Zelensky: EUA propõem reunião presencial com a Rússia

Zelensky: EUA propõem primeira reunião presencial entre Ucrânia e Rússia em Miami O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky afirmou neste sábado que Washington propôs as...