A campanha “O cuidado não pode ficar só no off”, do Ministério Público da Bahia (MP-BA), conquistou o Grand Prix na categoria Inteligência Artificial do Prêmio Lusófonos da Criatividade. A cerimônia, realizada em Portugal no dia 11 de dezembro, celebra a publicidade nos países de língua portuguesa.
Desenvolvida pelo Centro de Apoio Operacional da Criança e do Adolescente (CAOCA) em parceria com a agência Morya Comunicação, a iniciativa foi lançada em outubro com o objetivo de prevenir a violência digital contra crianças e adolescentes, alertando para riscos como exposição indevida de imagens, assédio e isolamento.
Entre os elementos da campanha está a plataforma “Fala, Filho”, criada com o uso de inteligência artificial. O ambiente digital oferece informações aos pais e responsáveis sobre os principais perigos da internet, incluindo cyberbullying, vazamento de imagens íntimas, assédio sexual, discursos de ódio e isolamento digital. As orientações são apresentadas por avatares infantis, em formato acolhedor.
O Prêmio Lusófonos da Criatividade tem como finalidade reconhecer trabalhos de agências, profissionais e produtores, além de promover a integração entre os mercados dos países lusófonos.
Você vê com quais benefícios o uso de IA pode contribuir para a prevenção da violência digital entre crianças e adolescentes? Compartilhe suas opiniões nos comentários.

Facebook Comments