
O Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou ao Metrópoles nesta terça-feira (23/12) que já iniciou os trâmites para solicitar a extradição do ex-deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) dos Estados Unidos.
Em resposta à determinação judicial, o Itamaraty afirmou que já deu andamento aos trâmites para a extradição.
Ramagem está nos EUA desde setembro, após fugir do Brasil pela fronteira com a Guiana, em Bonfim, município de Roraima. O ex-deputado foi condenado a 16 anos e um mês de prisão por participação na trama golpista, em três dos cinco crimes imputados pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
A determinação partiu do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no último dia 15 de dezembro. Moraes ordenou que o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), responsável por encaminhar a ordem ao Itamaraty, fosse acionado.
Nessa segunda-feira (22/12), o MJSP informou a Moraes que já havia encaminhado a determinação ao Itamaraty, na semana anterior, para dar andamento ao pedido de extradição.
Ramagem teve o mandato de deputado cassado pela Mesa Diretora da Câmara na quinta-feira (18/12), em razão da condenação pelo STF no processo relativo à tentativa de golpe de Estado.
A extradição depende agora dos trâmites entre Brasil e Estados Unidos, com o Itamaraty conduzindo as negociações para efetivar o processo.
Como você vê esse desfecho para o caso Ramagem? Deixe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments