Meta descrição: Trump usa recado de Natal para criticar adversários, políticas de inclusão e destacar balanços econômicos, em meio a anúncios sobre imigração; mensagem inclui também participação em evento do NORAD.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, utilizou a mensagem de Natal divulgada na Truth Social, plataforma criada por ele, para mesclar votos de felicitações com ataques a adversários e críticas às políticas de inclusão.
Na publicação, Trump desejou “Feliz Natal a todos, incluindo a escória da esquerda radical”, acusando opositores de tentar “destruir o país”. Reiterou críticas a políticas de inclusão, afirmando que seu governo encerrou a participação de mulheres trans em esportes femininos e contestou programas voltados a pessoas trans, além de apontar uma suposta aplicação fraca da lei.
Sobre imigração, o presidente ressaltou medidas de endurecimento da política migratória e o fechamento de fronteiras. Nesta semana, o governo anunciou a oferta de um bônus financeiro para imigrantes irregulares que deixarem voluntariamente o país durante o período natalino.
No âmbito econômico e de segurança, Trump destacou indicadores positivos: PIB em 4,3%, mercados em patamares recordes, inflação zero, queda da criminalidade e fortalecimento da segurança nacional. Ele afirmou que as tarifas adotadas geraram crescimento econômico de trilhões de dólares.
Ao encerrar a mensagem, o presidente afirmou que os Estados Unidos voltaram a ser respeitados no cenário internacional, “talvez como nunca antes”, encerrando com a expressão: “Deus abençoe a América”. Também participou de um tradicional evento do NORAD com a primeira-dama, Melania, em que, por telefone, comentou com crianças sobre o Rastreador do Papai Noel, em tom de brincadeira sobre segurança.
Especialistas observam que mensagens natalinas com conteúdo político já são uma marca de Trump, usadas para reforçar posições ideológicas e destacar ações de seu governo em momentos festivos.
O que você acha dessas mensagens de fim de ano? Deixe sua opinião nos comentários e conte como você enxerga o uso de datas comemorativas para pautar políticas públicas.

Facebook Comments