O Papa Leão XIV apresentou, diante de milhares de fiéis na Praça de São Pedro, sua primeira mensagem de Natal antes da bênção Urbi et Orbi, proferida às 10h38 do dia 25/12/2025. Ele pediu justiça, paz e estabilidade para o Líbano, Palestina, Israel e Síria, ressaltando a necessidade de dialogar de forma sincera, direta e respeitosa para encerrar a guerra na Ucrânia, com o apoio de vozes internacionais para encontrar caminhos viáveis.
O pontífice, de origem americana e peruana, afirmou que cada pessoa pode rejeitar o ódio, a violência e o confronto, promovendo a paz e a reconciliação. Em tom próximo das pessoas presentes, ele dirigiu uma saudação especial aos cristãos do Oriente Médio e lembrou sua recente viagem ao Líbano, reconhecendo temores e a sensação de impotência diante das dinâmicas de poder que os superam.
Ao longo da leitura, o Papa também exortou as partes envolvidas, com o apoio de vozes e organizações internacionais, a encontrarem coragem para dialogar. Em sua lista de pedidos, houve paz para as vítimas de todas as guerras, especialmente as esquecidas, citando Sudão, Sudão do Sul, Mali, Burkina Faso e a República Democrática do Congo, além de pedir fim de violência no Haiti e avanço pela paz e reconciliação.
A mensagem ainda abordou a situação em Mianmar e a restauração da amizade entre Tailândia e Camboja, além das recentes catástrofes naturais no sul da Ásia e na Oceania. O Papa incluiu, no texto, o poema israelense Yehuda Amichai, Paz Silvestre, que descreve uma paz não apenas como cessar-fogo, mas como serenidade que surge quando o cansaço é grande e a esperança reaparece.
A leitura reforçou a ideia de que a paz pede empenho de todos e soluções diplomáticas para conflitos graves, destacando a importância de reconciliação, justiça e cessar da violência. E você, quais são suas únicas ou melhores ideias para promover a paz em sua cidade? Deixe sua opinião nos comentários e participe desta conversa sobre como podemos agir juntos por um mundo mais estável e justo.

Facebook Comments