A Defesa Civil do Estado de São Paulo projeta o fim da onda de calor que atingiu grande parte do estado e a chegada de frentes frias que elevam a instabilidade, trazendo chuva forte e temporais isolados no início de 2026. A atuação do governo segue focalizada na prevenção e no atendimento rápido às ocorrências.
Para os primeiros dias de janeiro, a passagem de frente fria pela costa paulista deve intensificar a instabilidade, aumentar o risco de pancadas de chuva moderadas a fortes e favorecer o desligamento gradual do calor intenso. A previsão aponta temperaturas em redução gradual em todo o território.
Nesta quarta-feira (31), o sol predomina em boa parte do estado, mantendo temperaturas elevadas, mas a combinação de calor com umidade eleva o risco de pancadas de chuva isoladas, especialmente no Vale do Paraíba, no Litoral Norte e no Vale do Ribeira.
Na quinta-feira (1º), o tempo deve ficar com variação de nuvens, com pancadas de chuva a partir da tarde, moderadas a fortes. a instabilidade está associada à passagem rápida da frente fria pelo oceano e ao transporte de umidade da região Amazônica.
Já na sexta-feira (2), uma nova frente fria avança pela costa e favorece tempo mais nublado com chuva a qualquer hora do dia, principalmente na faixa leste e no litoral paulista. As precipitações podem ser moderadas a fortes, com acumulados significativos e maior risco de transtornos em áreas vulneráveis.
Acumulados de chuva entre 1º e 4º de janeiro serão significativos, com maior destaque para a faixa leste do estado. Muito altos — Vale do Ribeira; Regiões de Sorocaba, Campinas; Baixada Santista; Litoral Norte. Altos — Região Metropolitana da Capital; Serra da Mantiqueira; Vale do Paraíba. Médios — Araraquara, Bauru, São José do Rio Preto, Franca, Barretos, Ribeirão Preto, Itapeva, Marília, Presidente Prudente, Araçatuba.
Gabinete de Crise. O Governo de SP mobilizou as ações de prevenção e atendimento nos municípios, reunindo as estruturas de Defesa Civil para otimizar a resposta às ocorrências e reduzir o tempo de atendimento durante a semana.
Entre as principais orientações, a Defesa Civil recomenda que motoristas que forem viajar no Ano Novo redobrem a atenção, evitem navegar por áreas alagadas, reduzam a velocidade em pistas molhadas e mantenham distância segura entre veículos. Em caso de baixa visibilidade, procure um local seguro para parada e acompanhe as informações dos órgãos de trânsito e concessionárias.
Quem estiver na praia deve evitar permanecer na faixa de areia durante temporais, não entrar no mar em condições adversas e buscar abrigo em locais seguros. Em áreas abertas, respeite a sinalização de salva-vidas e os avisos oficiais. E para quem estiver em chácaras ou áreas de lazer com piscina, suspenda atividades ao ar livre diante de pancadas de chuva, raios ou ventos fortes.
Monitoramento e próximos passos. A Defesa Civil do Estado continua acompanhando as condições meteorológicas e reforça a importância de acompanhar os alertas oficiais pelos canais institucionais durante todo o período de instabilidade.
Esteja atento e prepare-se para as mudanças do tempo no início de 2026. Comente abaixo como você se organiza para enfrentar eventualidade de chuvas fortes e calor atenuado neste começo do ano. Sua experiência pode ajudar moradores de outras regiões a se manterem seguros.

Facebook Comments