Pernambuco decreta emergência em 107 municípios por seca e escassez de chuvas

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Governo de Pernambuco decretou situação de emergência em 107 municípios em razão da escassez de chuvas. O decreto foi publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (31) e terá validade de 180 dias.

A medida tem como objetivo reduzir os impactos da seca hidrológica nos reservatórios e na rede de abastecimento de água das cidades afetadas, permitindo maior agilidade na adoção de ações emergenciais por parte do poder público.

A governadora Raquel Lyra afirmou que todo o governo estadual está mobilizado para enfrentar os efeitos da falta de chuvas e garantir o bem-estar da população. “O time inteiro do Governo de Pernambuco está trabalhando para minimizar os efeitos da escassez das chuvas e preservar o bem-estar da população.”

Segundo a gestora, o estado conta com investimentos expressivos voltados à segurança hídrica. “Temos investimentos robustos, como os mais de R$ 6 bilhões do Águas de Pernambuco, e com a concessão da Compesa teremos mais R$ 23,2 bilhões para investir no acesso dos pernambucanos a água de qualidade.”

O decreto foi embasado em parecer técnico da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil e em notas técnicas da Apac, da Compesa e de outros órgãos. A Apac identificou avanço significativo da seca extrema no extremo oeste do estado, além de seca fraca no Agreste, sobretudo na região de divisa com Alagoas.

A situação exige a atuação integrada de diferentes setores para assegurar água de qualidade aos moradores. A população é convidada a acompanhar as ações em curso e deixar a sua opinião nos comentários abaixo.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem mantém companheira em cárcere privado por três dias no DF

Resgate de mulher vítima de cárcere privado no DF tem investigação em andamento Meta descrição: Mulher de 22 anos é...

Brasil tenta diálogo com China para reduzir efeitos da taxação da carne

O governo brasileiro informou que segue atuando com a China, em nível bilateral e na Organização Mundial do Comércio (OMC), para mitigar o...

Bahia registra menor taxa de fome grave em três anos após ações do programa Bahia Sem Fome

Políticas públicas da Bahia no enfrentamento à insegurança alimentar resultaram na menor taxa de fome grave dos últimos três anos. O dado foi...