Ovos de dinossauros encontrados em Minas ganham destaque em revista inglesa

Publicado:

Um artigo sobre cinco ninhos de dinossauros da espécie titanossauro, com um total de 20 ovos, datados de 70 a 66 milhões de anos atrás e localizados entre os anos de 1990 e 2010, em Ponte Alta (bairro rural de Uberaba), foi publicado nesta quinta-feira (24/3), na revista inglesa Scientific Reports. Esse sítio de nidificação de dinossauros, com ovos eclodidos e intactos, foi o primeiro a ser encontrado no Brasil.
 
O geólogo da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Luiz Carlos Borges Ribeiro, que esteve entre os envolvidos diretos da pesquisa do artigo, explicou que a partir de agora a expectativa é que a Agência Nacional de Mineração (ANM) libere as pesquisas no local onde os ovos foram encontrados.
 
??Os ovos de dinossauros foram encontrados por funcionários de uma antiga mineradora desativada durante as últimas décadas.
 
Este (o artigo internacional) é só a ??ponta do iceberg??, agora nós queremos aprofundar nas pesquisas de campo. O local onde os ninhos foram encontrados pertence a esta mineradora e dependemos da liberação da mesma, assim como da ANM, para podermos realizar outras pesquisas a respeito dos ninhos?, contou.
 
O geólogo da UFTM explicou que a pesquisa, que durou cerca de um ano, mostrou que os ninhos estavam em dois níveis de planícies em inserções de tempos diferentes. ??Além disso, detalha os hábitos reprodutivos das fêmeas de titanossauro (considerado o maior dinossauro que já existiu), entre outros dados?, afirmou Luiz Ribeiro.
 
Ainda conforme o geólogo, a partir de características das cascas e das associações de ovos, de aproximadamente 12 cm de diâmetro, foi possível comparar com fósseis de outros locais do mundo, principalmente da Argentina. ??Isso permitiu identificar que os dinossauros que botaram esses ovos pertencem ao grupo dos titanossauros?, complementou.
 
 

Comentários Facebook

spot_img

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Onde a morte não é o fim da vida

  O Museu de Ciências Morfológicas (MCM) da UFMG é responsável pela extensão entre o estudo de células, embriões, tecidos e anatomia com toda a comunidade da capital. Fundado há 27 anos pela professora Maria das Graças Ribeiro, o museu é focado no ser humano, com a maioria da exposição sendo composta por materiais reais.

Chuva: Sete Lagoas registra alagamentos e pessoas desalojadas

O município de Sete Lagoas, na Região Metropolitana de BH, foi atingido por fortes chuvas no fim da tarde desta terça-feira (31/10). Há registro de moradores desalojados e alagamento em muitas avenidas. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma pessoa chegou a ficar ilhada, porém, conseguiu sair do local sozinha.  Cerca de dez casas, localizadas no

Médico é preso por crime sexual no interior de Minas Gerais

Portal Gerais* Um médico, de 37 anos, foi preso em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, nesta terça-feira (31/10), suspeito de crime sexual ocorrido em Nova Serrana. Mandados de busca e apreensão também foram cumpridos. Conforme o delegado responsável pelo caso, Diógenes Caldas, as investigações tiveram início em maio deste ano. Uma paciente procurou a polícia