Onda de calor: o que fazer em caso de insolação e golpe de calor

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Em dias de calor intenso, insolação e golpe de calor são riscos reais. A insolação é o superaquecimento que afeta principalmente cabeça e pescoço, enquanto o golpe de calor é uma emergência grave que pode matar se não for tratada com rapidez.

O que é insolação? A insolação ocorre quando o calor aumenta o aquecimento do corpo, especialmente na região da cabeça e pescoço, irritando meninges e tecido cerebral. O sintoma mais comum é dor de cabeça; a pessoa pode ficar com a cabeça quente e vermelha, pescoço dolorido, além de cansaço, náuseas e tonturas. A temperatura corporal nem sempre está elevada.

O tratamento imediato envolve levar a pessoa para um ambiente fresco, deitada de costas com a cabeça e o tronco levemente elevados. Utilize compressas frias no pescoço para ajudar a resfriar o corpo. Se a pessoa estiver consciente, ofereça líquidos para manter a hidratação. Em dias muito quentes, a perda de líquidos pode chegar a até dois litros por dia.

Golpe de calor é mais grave do que insolação. O calor externo extremo faz o corpo absorver calor mais rápido do que consegue dissipar, levando a uma elevação rápida da temperatura corporal, que pode chegar a 41°C em 10 a 15 minutos. O golpe de calor desencadeia uma resposta inflamatória por todo o organismo.

Os sinais incluem alterações de consciência, fortes dores de cabeça, tonturas, sonolência, convulsões, vômitos e diarreia. A pressão arterial pode ficar baixa. O golpe de calor pode se desenvolver entre uma e seis horas e pode levar à morte em menos de 24 horas se não for tratado.

Diante de suspeita de golpe de calor, ligue para emergências imediatamente. Resfrie o corpo o mais rápido possível, leve a pessoa para um local fresco e, se possível, ofereça líquidos. Remova roupas desnecessárias. Se a pessoa estiver inconsciente, mas respirando, coloque-a de lado com segurança e mantenha a respiração e a consciência sob vigilância. Se a respiração faltar, inicie manobras de reanimação.

Prevenção A melhor forma de evitar insolação e golpe de calor é não se expor ao sol excessivo, proteger a cabeça com um chapéu claro (cores claras refletem o calor) e usar roupas leves. Beba bastante água, pois cores claras ajudam a refletir o calor. Em dias quentes, a regra geral é acrescentar pelo menos meio litro de água a mais.

Fique atento aos sinais do calor e proteja-se. Se você já precisou lidar com uma situação de calor extremo, conte nos comentários como foi e quais medidas ajudaram.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Manga Botânica e Choro no Eixo agitam a ressaca do Carnaval neste domingo

O Carnaval chegou ao fim oficialmente nessa quarta-feira (18/2), porém o Distrito Federal segue animado com programação especial pós-feriado. Veja a programação completa das...

“Trans fakes”: presas denunciam homens cis em celas destinadas a mulheres. Veja cartas

Por trás dos muros da Penitenciária Feminina do Distrito Federal (PFDF), conhecida popularmente como Colmeia, no Gama, uma metamorfose administrativa e penal está redesenhando...

Irmã de convento lamenta morte de freira assassinada no Paraná

Deonisia Diadio, colega de congregação da freira Nadia Gavanski, assassinada neste sábado (21/2) em Ivaí (PR), lamentou o ocorrido e relatou ao Metrópoles como...