Lula condena ataque dos EUA na Venezuela: “Precedente extremamente perigoso para toda a comunidade internacional”

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste sábado que o ataque dos Estados Unidos à Venezuela é inaceitável e condenou a ação militar. Em comunicado, ele destacou que a medida ultrapassa a linha do que é aceitável na relação entre nações.

Ele apontou que os bombardeios em território venezuelano e a captura do presidente da Venezuela representam uma afronta gravíssima à soberania do país e configuram um precedente extremamente perigoso para toda a região internacional.

Para Lula, a ação da madrugada é uma flagrante violação do direito internacional e abre espaço para um mundo de “violência, caos e instabilidade”.

“Atacar países, em flagrante violação do direito internacional, é o primeiro passo para um mundo de violência, caos e instabilidade, onde a lei do mais forte prevalece sobre o multilateralismo. A condenação ao uso da força é consistente com a posição que o Brasil sempre tem adotado em situações recentes em outros países e regiões”, acrescentou.

O presidente, que interrompeu a folga de final de ano para se reunir com ministros e assessores do governo, ainda defendeu que “a ação lembra os piores momentos da intervenção na política da América Latina e do Caribe e ameaça a preservação da região como zona de paz”.

“A região internacional, por meio da Organização das Nações Unidas, precisa responder de forma vigorosa a esse episódio. O Brasil condena essas ações e segue à disposição para promover a via do diálogo e da cooperação.”

Como você vê esse momento de tensão na região? Deixe sua opinião nos comentários e conte como a resposta internacional e o papel do Brasil podem influenciar a busca por estabilidade e diálogo.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Caso Larissa Manuela: laudo descarta transtorno mental de padrasto

Um laudo de perícia psiquiátrica divulgado nesta terça-feira (6/1) aponta que Diego Antônio Sanches Magalhães, padrasto da menina Larissa Manuela Santos de Lucena,...

PGR vê inconstitucionalidade em trecho da Ficha Limpa usado por Arruda para tentar elegibilidade em 2026

Meta descrição: PGR apresenta parecer ao STF contestando trecho da Lei da Ficha Limpa ampliada pela Lei Complementar 219/2025, em ADI 7.881, envolvendo...

Trump vai se reunir com petrolíferas para discutir futuro da Venezuela

Uma reunião entre o presidente norte-americano Donald Trump e representantes de três grandes...