O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o país vai administrar a Venezuela de forma interina após a derrubada do regime de Nicolás Maduro. Em pronunciamento na tarde de sábado (3), ele detalhou a operação militar que levou à captura de Maduro, então presidente venezuelano.
Sem citar as figuras da oposição Maria Corina Machado ou Edmundo González Urrutia, Trump afirmou que não quer ver outra pessoa assumir o poder e reiterou que a situação não pode se repetir por muitos anos. “Portanto, vamos governar o país.” A declaração foi feita durante uma coletiva no clube Mar-a-Lago, na Flórida.
“Nós vamos administrar o país até o momento em que pudermos, temos certeza de que haverá uma transição adequada, justa e legal. Queremos liberdade e justiça para o grande povo da Venezuela”, completou o presidente republicano. Trump não especificou quanto tempo a transição de poder deverá levar.
Ainda durante o pronunciamento, Trump disse que petroleiras norte?americanas vão atuar na indústria petrolífera da Venezuela. “Nossas gigantescas companhias petrolíferas dos Estados Unidos, as maiores do mundo, vão entrar, gastar bilhões de dólares, consertar a infraestrutura petrolífera que está em péssimo estado e começar a gerar lucro para o país”, afirmou.
Finalizando, o presidente afirmou: “Nós construímos a indústria petrolífera da Venezuela com talento, empenho e habilidade americanos, e o regime socialista a roubou de nós (…). Uma enorme infraestrutura petrolífera foi tomada como se fôssemos crianças.”
Como você enxerga esse cenário? A intervenção dos EUA e a retomada da indústria petrolífera venezuelana podem impactar a região. Compartilhe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments