“Fuck you, Lula”, diz conselheiro de Trump após crítica à ação dos EUA

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Jason Miller, um dos conselheiros do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou as redes para atacar Lula após o brasileiro criticar a ação militar dos EUA contra a Venezuela no sábado (3/1).

Em publicação no X, Miller compartilhou uma reportagem sobre a crítica de Lula e proferiu, em tradução livre, a frase: “Vai se foder, Lula. Agora todos nós sabemos qual é a sua posição.”

Horas depois, Lula afirmou que os bombardeios no território venezuelano e a captura do presidente venezuelano ultrapassam uma linha inaceitável. Ele descreveu tais atos como uma afronta grave à soberania da Venezuela e um precedente perigoso para a região internacional. A defesa brasileira reiterou que atacar países, em violação do direito internacional, abre caminho para um mundo de violência e instabilidade.

Recentemente, Lula tem tentado se aproximar dos EUA, apesar das sanções impostas ao Brasil. A relação tem passado por ajustes: houve recuo de Trump em relação a sobretaxas e, também, em relação a medidas envolvendo o STF, como o ministro Alexandre de Moraes.

A Venezuela continua sendo um flanco sensível para o Brasil, tema explorado pela direita brasileira devido à proximidade de Lula com Maduro. O assunto ganhou ainda mais espaço após os acontecimentos na Venezuela.

Nos Estados Unidos, ataques ocorreram em várias regiões da Venezuela, com Trump alegando ter capturado Nicolás Maduro e Cilia Flores. Ele afirmou que Maduro seria encaminhado para Nova York para julgamento por narcoterrorismo e divulgou uma foto do líder venezuelano com olhos vendados, algemado e usando abafadores nos ouvidos, supostamente registrada a bordo do USS Iwo Jima. Em declaração na Flórida, Trump disse que a ofensiva foi motivada pelo petróleo na região e que haverá uma transição de poder sob administração americana.

Com a saída de Maduro, a vice-presidente Delcy Rodríguez assumiu o comando. Em reunião do Conselho de Defesa, ela afirmou que a Venezuela não irá se render aos EUA.

Como você vê esse embate entre Brasil, EUA e Venezuela? Deixe sua opinião nos comentários e participe da discussão sobre os desdobramentos regionais.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fuga em terreno baldio: suspeito deixa 53 porções de drogas antes de fugir em Teixeira de Freitas

Teixeira de Freitas: A Polícia Militar apreendeu drogas na noite desta terça-feira, 7 de janeiro, no bairro São Lourenço, na Rua Joaquim Barbosa,...

STF definirá competência para crimes contra espécies ameaçadas

O STF irá estabelecer uma tese nacional para saber se crimes ambientais envolvendo espécies nativas listadas como ameaçadas devem ser julgados pela Justiça...

Parada cardíaca mata esquiador britânico durante atividade nos Alpes italianos

Um esquiador britânico de 49 anos morreu após sofrer uma parada cardíaca enquanto descia uma pista na estação de esqui de Claviere, no...