Zelensky comenta prisão de Maduro: ‘Se é possível, EUA sabem o que fazer a seguir’

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, fez uma piada ao ser questionado sobre uma possível intervenção americana na Rússia, durante uma entrevista coletiva realizada após uma reunião de segurança nacional com conselheiros europeus. A provocação ocorreu no contexto da atenção mundial às consequências da invasão russa à Ucrânia e às atualizações sobre a situação na Venezuela.

Ao ser perguntado sobre a situação na Venezuela e a prisão de Nicolás Maduro, Zelensky comentou: “Bom, o que eu posso dizer? Se é possível lidar assim com ditadores, então os EUA sabem o que fazer a seguir”, arrancando risos dos jornalistas presentes numa referência velada a uma eventual intervenção na Rússia.

Desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, Zelensky continua no comando sem convocar novas eleições, ressaltou a entrevista coletiva realizada após a reunião com conselheiros de países europeus. O trecho em que ele faz a piada foi divulgado por um repórter nas redes sociais.

Na manhã deste sábado, Nicolás Maduro foi preso por forças especiais americanas, sob acusação de tráfico de drogas, e levado aos EUA. O país foi bombardeado, conforme descrito na cobertura. Em entrevista coletiva, o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que os EUA pretendem assumir temporariamente o governo venezuelano para garantir uma transição estável e também que vão controlar as reservas de petróleo do país.

A reportagem é baseada em informações do Estadão Conteúdo, com o vídeo da coletiva publicado no X pelo repórter Sam Pancher, do Metrópoles, que registrou os acontecimentos. As informações ajudam a entender o tom de debate internacional sobre possíveis intervenções e o papel de líderes regionais nesses cenários.

Como você vê o uso de intervenções internacionais para lidar com regimes considerados autoritários e o papel de figuras como Zelensky e Trump nesses momentos de crise? Compartilhe sua opinião nos comentários e participe da conversa. Sua visão ajuda a compreender as diferentes leituras sobre esses desdobramentos globais.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Warner Bros rejeita oferta de US$ 108,4 bilhões da Paramount e mantém escolha pela Netflix

A Warner Bros. Discovery recomendou que seus acionistas rejeitem a oferta revisada e hostil da Paramount pela empresa, argumentando que o acordo existente...

EUA interceptam petroleiro com bandeira russa ligado à Venezuela

EUA interceptam petroleiro sancionado ligado à Venezuela no Atlântico Norte As Forças Armadas dos Estados Unidos interceptaram um petroleiro sancionado ligado à Venezuela no...

Mortes em ataque dos EUA à Venezuela chegam a cerca de 58, dizem fontes extraoficiais

Até a noite desta terça-feira, 6, as autoridades venezuelanas ainda não haviam divulgado o total de mortos, feridos ou a extensão dos danos...