Bloco Apáxes do Tororó retorna ao Carnaval de Salvador em 2026 com homenagem a Carlinhos Brown

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Após enfrentar o risco de não desfilar, o Bloco Apáxes do Tororó volta às ruas no domingo de Carnaval de 2026, pelo Circuito Osmar, em Campo Grande, Salvador. A folia terá como destaque a homenagem ao percussionista Carlinhos Brown com o tema Carlinhos Brown a Volta do Rei de Oyó à Tribo Americana Apáxes do Tororó.

Criado em 1968, o Apáxes do Tororó é um símbolo da afirmação indígena, cabocla e negra no Carnaval de Salvador. O bloco inovou ao desfilar com trio elétrico próprio, criar serviço de bar nos trios e incluir profissionais de segurança e enfermagem no circuito.

A parceria com Carlinhos Brown é presente desde a década de 1990. Brown ajudou a revitalizar o bloco, inclusive sugerindo a grafia Apáxes com X, em referência ao axé e às línguas originárias, fortalecendo o conceito identitário do grupo.

O desfile contará com a participação especial de povos indígenas das etnias Kiriri, Xukuru-Kariri, Kariri-Xocó e Tupinambá, além de figurinos inspirados nas indumentárias cerimoniais dos povos da Abya Yala e nas referências da realeza africana de Oyó.

Os abadás são vendidos a preços populares — R$ 150,00 (individual) e R$ 250,00 (casadinha) —, podendo ser adquiridos pela plataforma Ingresso Simples ou pelo perfil @apaxesdotororo2026 no Instagram.

Fique ligado para novidades sobre o Carnaval de Salvador e conte nos comentários o que você espera ver no desfile Apáxes do Tororó neste ano. Compartilhe sua opinião e experiências com a gente.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nattan tem show agendado para Salvador após nascimento da 1ª filha; saiba onde

Nattan tem presença marcada em Salvador para janeiro, em meio ao momento pessoal que vive com o nascimento da filha Zuza Helena, fruto...

Bolsonaro pede a Moraes direito a redução de pena por leitura

A defesa de Jair Bolsonaro (PL) solicitou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, autorização para que o ex-presidente participe do...

Solenidade do 8 de janeiro começa com gritos de “sem anistia” e ausência de presidentes da Câmara, Senado e do STF

Por volta de 11h10, uma solenidade em Brasília lembrou os acontecimentos de 8 de janeiro de 2023, quando as sedes dos três poderes...