Trump retira EUA de 30 organizações ligadas à ONU

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O presidente dos EUA, Donald Trump, atual presidente desde janeiro de 2025, anunciou nesta quarta-feira (7) a saída do país de 35 organizações ligadas às Nações Unidas e de 31 entidades da ONU, alegando que operam contrariamente aos interesses nacionais dos EUA.

As organizações afetadas são agências, comissões e painéis consultivos ligados à ONU que atuam em áreas como clima, trabalho e outras iniciativas consideradas por Trump como “woke”.

Entre elas estão entidades de grande importância internacional, como ONU Mulheres, a UNFCCC e o IPCC.

Além disso, o republicano reduziu o pagamento de contribuições dos EUA à ONU, favorecendo agências alinhadas à sua agenda. Com a retirada, a organização passou a enfrentar cortes de pessoal e de programas.

No seu primeiro mandato, Trump já havia retirado os EUA de órgãos multilaterais e, em julho de 2020, durante a pandemia de Covid-19, anunciou a saída da Organização Mundial da Saúde (OMS).

E você, o que pensa sobre esse recuo dos EUA de organismos internacionais? Deixe seu comentário com a sua opinião sobre o tema e como isso pode impactar a cooperação global.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

GDF terá ponto facultativo na segunda-feira (29), dia do jogo do Brasil

Grande AngularSegundo a governadora Celina Leão, a medida ainda será publicada no DODF. A selação brasileira irá jogar às 14h na segunda-feira (29/6)25/06/2026 10:15,...

Titular do Brasil contra a Escócia, Rayan ainda não perdeu em 2026

Rayan, atacante brasileiro de 19 anos, estreou como titular pela Seleção no Mundial, ajudando o Brasil a avançar no torneio e entrando para...

Vídeo mostra explosão de espada que matou homem durante festejos juninos no interior baiano

Um vídeo divulgado na noite da última terça-feira (23) registra a explosão de uma espada que tirou...