Lula sanciona campanha Julho Dourado para promover saúde de animais domésticos e prevenir zoonoses

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que institui a campanha Julho Dourado, destinada à promoção da saúde de animais domésticos e de rua e à prevenção de zoonoses. Publicada no Diário Oficial da União em 7 de janeiro, a Lei 15.322/2026 prevê ações que asseguram qualidade de vida aos animais e a realização de palestras, seminários e mobilizações para conscientizar a população sobre a importância de medidas preventivas e do cuidado com os animais.

A lei também reforça a adoção de animais abandonados. A Organização Mundial da Saúde estima que existem mais de 30 milhões de animais abandonados no Brasil, sendo 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães. Além disso, a norma prevê a divulgação dos preceitos contidos na Declaração Universal dos Direitos dos Animais da UNESCO.

O Julho Dourado pretende enfrentar abandono, maus-tratos e negligência de animais expostos a condições de sofrimento em vias públicas. Mesmo com avanços legislativos e maior rigor nas penalidades, o aumento de denúncias e do abandono indica que as medidas atuais não são suficientes para assegurar a proteção efetiva dos direitos dos animais.

Entre os objetivos, a lei busca melhorar indicadores de saúde dos animais domésticos e de rua e ampliar a resolutividade das ações de proteção, por meio da integração entre a população, os órgãos públicos, entidades privadas e organizações não governamentais que atuam na defesa animal.

Iluminação em prédios públicos e privados: a sanção presidencial incentiva a iluminação externa com luz dourada durante todo o mês de julho, como parte de campanhas educativas para reduzir gastos públicos com saúde, controle populacional e atendimento a ocorrências de abandono, além de mitigar impactos na mobilidade urbana e no turismo.

Essa medida também envolve ações educativas e participação de moradores, governos locais e organizações não governamentais, fortalecendo o cuidado com animais na cidade e incentivando a responsabilidade de cada um.

Gosto da iniciativa? Compartilhe sua opinião nos comentários sobre a campanha Julho Dourado e sobre como a sua cidade pode contribuir para a proteção dos animais.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

PDT de Salvador tem novo presidente municipal e mira candidaturas a estadual e federal em 2026

PDT de Salvador ganha fôlego com a nomeação de Luciano Pinheiro para liderar o partido na cidade, buscando fortalecer a sigla para as...

Bebê é retirado com vida de escombros após terremotos na Venezuela

.image-gallery { margin: 20px 0; } .image-gallery .grid{ display:grid; grid-template-columns: repeat(auto-fill, minmax(180px, 1fr)); gap:10px; } .image-gallery img{ width:100%; height:auto; cursor:zoom-in; border-radius:4px; } .lightbox{ position: fixed; top:0;...

Por que Michelle Bolsonaro está sendo comparada a Serena Joy, de O Conto da Aia?

Resumo: Michelle Bolsonaro, ex-primeira-dama, ganhou as redes ao ser associada a Serena Joy, personagem de O Conto da Aia, após divulgar atritos políticos...